Cidades

Operação Natal Seguro tem reforço de 2,7 mil Policiais Militares no DF

postado em 07/12/2011 08:00
A ação especial para o fim de ano contará com a participação de policiais formados na última semana

O Distrito Federal ganhou um reforço na segurança durante as festas de fim de ano. A Operação Natal Seguro, iniciada em 25 de novembro com 1,1 mil policiais militares, tem agora mais 1.604 homens nas ruas ; o total é de 2.704.

Formados na última semana, parte dos novos PMs patrulha as áreas comerciais desde ontem. A outra equipe começa a trabalhar hoje. O objetivo da ação especial é coibir furtos e roubos, comuns nessa época por causa da maior circulação de dinheiro.

A pé, em duplas ou motorizado, o reforço deve permanecer até 15 de janeiro nas asas Sul e Norte, nos setores comerciais Sul e Norte, na Rodoviária do Plano Piloto, em Taguatinga Centro e na Avenida Comercial, em Ceilândia Centro, além das áreas de comércio das demais cidades do DF e nas feiras livres. Só no Plano Piloto, o número de policiais chega a 800.

;Ainda não temos um levantamento, mas já notamos a redução de furtos e de roubos. O objetivo é um policiamento preventivo;, explicou o chefe do Departamento Operacional da Polícia Militar, coronel Sebastião Davi Gouveia.

Apesar da maior quantidade de PMs nas ruas, a advogada Célia Santos, 40 anos, ainda não se sente segura. Moradora da 215 Sul, a advogada, que soube da operação por meio da reportagem, contou que não vê o policiamento nas ruas. ;Gostaria de ver, a gente precisa. Nesta época do ano, ficamos muito vulneráveis;, disse.

Distribuição
Cerca de 350 policiais militares que começaram o trabalho nesta semana foram destacados do Batalhão Escolar. ;Com as férias nos colégios, vieram reforçar o policiamento;, disse o coronel Gouveia. Após o fim da operação, os novos soldados serão distribuídos definitivamente aos demais batalhões. Segundo o chefe do Departamento Operacional, há nove anos a corporação não contratava servidores. ;Todo ano, perdemos cerca de 450 policiais, por diversos motivos. Para o próximo, há a previsão de formarmos 149 oficiais, além de mais mil soldados. Até 2014, serão mil novos PMs por ano.;

Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas do DF, Geraldo Araújo, o policiamento reforçado aumenta a segurança dos comerciantes das 77 mil lojas espalhadas pelo DF. ;Seria bom se fosse constante. Eliminaria o número de assaltos;, avaliou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação