Cidades

Primeiro vestibular de 2012 da UnB tem 25.570 candidatos inscritos

postado em 07/12/2011 09:21
O 1; vestibular de 2012 da Universidade de Brasília (UnB), neste fim de semana, tem 25.570 inscritos, 2,9% a mais do que na prova do primeiro semestre do ano passado. Desse total, 25.031 concorrem às 2.092 vagas oferecidas pela instituição e 539 são treineiros. Pelo sistema de cotas, 3.856 candidatos disputam 421 vagas. Esses números e a relação de demanda foram divulgados ontem pelo Centro de Seleção e Promoção de Eventos (Cespe), órgão da universidade responsável pelo exame.

Assim como no Programa de Avaliação Seriada (PAS), realizado no último fim de semana, medicina é a graduação mais concorrida, com 130,14 candidatos por vaga, mais do que o dobro da segunda, o curso de direito diurno, com 51,33. Fecham a lista dos cinco mais disputados: engenharia civil (48,25), relações internacionais (41,85) e psicologia (36,55). Pelo sistema de cotas, medicina também tem a maior concorrência, com 72,25 candidatos por vaga. O segundo colocado é engenharia civil (30,25), seguido de direito diurno (27,50), psicologia (26) e odontologia (24).

No câmpus de Ceilândia, fisioterapia lidera, com demanda de 14,35 candidatos por vaga. Em Planaltina, o mais concorrido é gestão ambiental, com 7,19 candidatos por vaga, e no câmpus do Gama, onde as vagas de engenharia serão oferecidas por um único processo de seleção, a concorrência é de 8,12 candidatos por vaga.

Apesar de o número de inscritos ter sido maior que o da seleção no começo deste ano, os dois primeiros cursos na lista dos mais concorridos tiveram demanda menor que a do primeiro semestre de 2011.

Medicina teve 152,86 candidatos por vaga, 17,4% a mais que a prova deste fim de semana, e direito, 57,25 ; demanda 11,9% maior. Já do terceiro até o quinto colocado, a concorrência aumentou em relação ao primeiro vestibular do ano.

A demanda de engenharia civil aumentou 1,1%, a de relações internacionais, 3,3%, e a de psicologia, 1,9%.

Poucas surpresas

O fato de medicina ser mais uma vez o curso mais concorrido da UnB não surpreende. ;O sonho de toda família é ter um parente médico. Por isso, muitos alunos acabam se inscrevendo, mesmo sem saber como o curso funciona;, ressalta o presidente do Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRM-DF), Iran Augusto Gonçalves Cardoso, que também acredita que a demanda não afeta o mercado local. ;A carreira é bem absorvida pelos hospitais da cidade. Quem se forma geralmente fica por aqui.;

Ana Elisa (E) e Laura tentarão um lugar entre os 14 aprovados em medicina

A aluna Ana Elisa Oliveira, 22 anos, do curso pré-vestibular Sentido Único, está entre os 1.822 inscritos que enfrentarão a maior concorrência, mas garante que essa é sua menor preocupação. ;Não me deixo abalar pela quantidade, porque isso desestimula. É só um número que tenta nos assustar;, diz a estudante. Já a colega Laura Londe, 19, vê o problema com mais complexidade. ;A UnB tem apenas 14 vagas para medicina e não aumenta sua oferta desde 1992. Mas, por mais que o número de candidatos por vaga seja absurdo, acredito que seu maior concorrente é você mesmo;, analisa.

Ana Elisa tenta o vestibular para medicina há três anos e Laura, há dois. Ambas têm uma rotina puxada. ;Estudo das 7h às 12h30, tenho aulas das14h às 20h e depois estudo novamente, até a meia-noite;, conta Laura, que ainda acha um tempinho para atividade física: ;Das 6h às 7h;, completa. Sua colega não fica para trás. ;Além das aulas pela manhã, tinha uma média de seis horas por dia de estudo, mas nesse último mês aumentei para sete horas;, reforça Ana Elisa.

Fique atento

O 1; vestibular de 2012 será aplicado neste sábado e domingo, às 13h, em Brasília, Brazlândia, Ceilândia, Gama, Planaltina, Sobradinho, Taguatinga, Formosa (GO), Goiânia (GO), Valparaíso (GO) e Uberlândia (MG). A consulta aos locais de prova está disponível no site do Eu, estudante.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação