Cidades

Metroviários decidem entrar em greve a partir de segunda-feira

postado em 07/12/2011 23:21
Os metroviários decidiram entrar em greve por tempo indeterminado a partir da próxima segunda-feira (12/12). Depois de assembléia da categoria realizada na noite desta quarta-feira (7/12), a classe resolveu cruzar os braços e apenas 30% da frota e dos funcionários vão operar da semana que vem em diante.

De acordo com coordenador geral do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Metroviários do DF (SINDMETRÔ/DF), Israel Almeida, a categoria não obteve nenhum tipo de resposta da diretoria do metrô durante as reivindicações. "Não houve acordo em nenhuma das nossas propostas", disse.

Almeida informou ainda que no domingo, às 20h30, a classe volta a se reunir para uma nova assembléia. Caso haja alguma resposta por parte do governo, a greve será abolida.

Reivindicações


Os metroviários reivindicam que a negociação da data-base da categoria não está sendo respeitada e que o fechamento do Acordo Coletivo de Trabalho de 2011 não foi concluído. Os funcionários também reclamam da falta de manutenção das estações, trens e túneis e do preço da tarifa.

Segundo eles, foi feito um acordo com o Governo do DF no qual os metroviários iriam receber os mesmos benefícios que as empresas públicas do governo. Mas, segundo eles, os funcionários da Companhia Energética de Brasília (CEB) e da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) receberam um abono especial e uma parcela a mais no auxílio-alimentação, enquanto os metroviários não receberam nada.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação