Jornal Correio Braziliense

Cidades

Empresária morre baleada durante tentativa de assalto em Taguatinga

Uma mulher de 59 anos foi assassinada, na tarde de ontem, em Taguatinga, durante uma tentativa de assalto. De acordo com testemunhas, quatro homens participaram da ação criminosa. A empresária Neuza Maria de Faria Silva, dona de uma marcenaria na quadra vizinha, dirigia uma caminhonete Mitsubishi L200, quando teria se assustado com a abordagem de um dos bandidos e levou um tiro na nuca. O veículo atingiu o muro de uma residência. A vítima morreu no local.

O crime ocorreu por volta das 15h50, em frente à Casa 3 do Conjunto Z, na QNM 36, em Taguatinga Norte. ;Acordei com o barulho forte da pancada;, contou o mecânico Ediley Almeida, morador da residência atingida pelo veículo. ;Ela ainda estava viva, então pedi ajuda. Uma viatura da polícia que passava aqui tentou dar socorro, mas ela não resistiu;, lamentou. Os familiares da vítima não quiseram conceder entrevista.

Alguns trabalhadores do Centro de Saúde 7, que funciona em frente ao local do crime, conseguiram ver a ação dos bandidos. Os suspeitos teriam abordado Neuza quando a motorista reduziu a velocidade da caminhonete para fazer uma curva. ;Um dos homens saiu do carro, um Toyota Corolla cinza, e anunciou o assalto do lado do passageiro. Depois, deu a volta pela frente e ameaçou a motorista com uma arma;, narrou uma funcionária, que não quis se identificar. ;Ele pulou no volante, a mulher se assustou e acabou acelerando. O homem deu um tiro e a caminhonete acertou o muro da casa. Depois, ele saiu correndo para entrar no carro com os comparsas, que tinham ficado na outra rua.;

Outro funcionário do posto de saúde correu para prestar os primeiros socorros. ;Cheguei a vê-la morrer, isso é muito triste;, lamentou. Os resultados da perícia realizada no local devem sair em algumas semanas e definir as circunstâncias do crime. ;Ainda é cedo para definir se ela reagiu ou não. Todas as testemunhas serão ouvidas e aguardamos os laudos da perícia;, informou Vilcemar José da Silva, delegado plantonista da 17; Delegacia de Polícia (Taguatinga).

Até o fechamento desta edição, as investigações para encontrar os responsáveis pelo crime estavam avançadas, de acordo com Bruno Carvalho e Silva, delegado adjunto da 17; DP. ;Temos uma linha forte de investigação, conseguimos identificar a placa do veículo utilizado e já identificamos alguns suspeitos;, informou. Apesar de nenhuma prisão ter sido efetuada, o delegado não tem dúvidas sobre a qualificação do crime. Quando encontrados, os bandidos devem responder por latrocínio, que pode render pena de até 30 anos de prisão. ;Todos os indícios apontam para um homicídio ocorrido depois de uma tentativa de assalto;, confirmou.

Ferido no braço
Por volta das 21h30 da última terça-feira, um adolescente de 17 anos e um comparsa tentaram assaltar uma padaria na QSE 15, em Taguatinga Sul. O dono do estabelecimento, de 45 anos, reagiu e foi atingido no braço por um disparo de arma de fogo. O menor também acabou baleado. Os dois foram levados para o Hospital Regional de Taguatinga (HRT). O comerciante não corre risco de morte. O adolescente precisou ser transferido para o Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) para ser submetido a uma cirurgia. Policiais fazem escolta no hospital e, assim que receber alta, o jovem será encaminhado à Delegacia da Criança e do Adolescente II (DCA II). O revólver calibre .38 utilizado no crime foi apreendido.