Cidades

Vários monumentos terão iluminação multicolorida a partir da próxima semana

Flávia Maia
postado em 08/12/2011 08:26
A tradição natalina recomenda que a montagem do presépio e da decoração esteja pronta em 6 de dezembro, dia de São Nicolau (o Papai Noel) e um mês antes da Festa de Reis. No Distrito Federal, a montagem dos enfeites chegará um pouco mais tarde do que o costume. A partir do próximo fim de semana, a cidade estará iluminada, segundo a programação do GDF.

A previsão é que as luzes estejam acesas a partir dos dias 10 e 11. O ano-novo também está garantido. A programação foi divulgada ontem e, entre as atrações da noite da virada, estão os cantores sertanejos Michel Teló e Pedro Paulo e Matheus, além dos brasilienses Móveis Coloniais de Acaju e a bateria da Associação Recreativa Cultural Unidos do Cruzeiro (Aruc).

De acordo com o governo, o motivo do atraso da decoração foi a greve dos servidores da Companhia Energética de Brasília (CEB), órgão responsável pela montagem das luzes. A paralisação de 20 dias atrapalhou o calendário de fim de ano. Por isso, 20 técnicos da CEB trabalham na instalação das luzes. Para a decoração, foram gastos R$ 1,5 milhão, o que inclui as luzes e a montagem de duas árvores de Natal em cada superquadra do Plano Piloto e em cada cidade do DF, em pontos escolhidos pelas administrações regionais. Essas árvores serão instaladas em postes com 16 metros de altura e decoradas com lâmpadas de sete cores diferentes.

Luzes e jatos

A decoração natalina terá novos pontos iluminados, como a Torre Digital e os calçadões das asas Sul e Norte. Antes, as luzes ficavam restritas ao Eixo Monumental, que inclui os ministérios, o Congresso Nacional e a Catedral. A Torre Digital, em fase final de construção na saída Norte, ficará com a fachada iluminada com luz branca e três refletores digitais projetarão outras cores sobre o monumento de forma alternada.

Fechada para manutenção, a fonte luminosa da Torre de TV será reaberta e fará parte da programação com iluminação especial: os jatos d;água irão variar de altura e de cor de acordo com a música executada por cantores líricos e corais natalinos do DF. Os espetáculos diários começam a partir do dia 15 e vão até o dia 24, sempre às 19h30. No fim de cada apresentação, haverá um show pirotécnico ; também sincronizado com as músicas (veja quadro com a programação).

Refletores

Na Esplanada, as fachadas dos prédios receberão lâmpadas coloridas e os canteiros centrais serão enfeitados com piscas-piscas. Refletores com lâmpadas verdes iluminarão as copas das árvores em toda a via. As cúpulas do Congresso Nacional serão iluminadas com a cor verde e o prédio, com a cor amarela. Catedral, Biblioteca Nacional e o Teatro Nacional também estarão multicoloridos. A Ponte JK será enfeitada com o vermelho, o verde e o azul.

Apesar de tanta luz espalhada pela cidade, o porta-voz da CEB, Mauro Alves Pinheiro, garante que a cidade não sofrerá apagões por conta da decoração. ;Em dezembro, por causa das chuvas e das férias, o consumo cai. E nos postes onde é instalada a decoração, a luz convencional é desligada;, garantiu.

Ao contrário dos últimos anos, a tradicional árvore central não vai existir na decoração da capital federal. Serão exemplares s menores espalhadas nas quadras do Plano Piloto e nas outras cidades do DF. De acordo com Mauro Alves, a Árvore de Natal de Brasília de 61 metros, adquirida em 2008, foi quebrada durante a desmontagem e não tem reparo. Na época, a árvore custou R$ 2,2 milhões e era considerada a maior do país em leds, componentes eletrônicos que produzem imagens semelhantes às de uma TV de última geração.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação