As questões discursivas serão eliminatórias e a redação, classificatória, no primeiro vestibular 2012 da Universidade de Brasília, neste fim de semana. Com essas mudanças, o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe) pretende avaliar a habilidade dos candidatos de interpretar e se expressar em língua portuguesa. Além das respostas aos itens dos tipos A (certo e errado), B (resposta numérica) e C (múltipla escolha), a prova exigirá a elaboração de textos, gráficos, diagramas e desenhos por meio do tipo D. Para evitar a eliminação, os 25.570 inscritos devem atingir 20% da pontuação total máxima dessas questões, que serão pelo menos quatro e vão valer três pontos cada.
A redação antes tinha caráter apenas eliminatório. Agora, será também classificatória. No sábado, ela aparecerá com os 150 itens da prova de humanas, mas o candidato terá o mesmo tempo do segundo dia, cinco horas. A pontuação máxima continua sendo 10 pontos, assim como os critérios de avaliação: desenvolvimento do tema proposto, número de linhas e de erros, como acentuação, ortografia, pontuação, concordância e regência. Será eliminado aquele que obtiver menos de quatro pontos. O desempenho na redação equivale a 10% da nota final.
Os itens tipo D apareceram pela primeira vez no Programa de Avaliação Seriada (PAS) em 2006. Há um ano, passaram a ser adotados no vestibular tradicional. O conteúdo não se limita às disciplinas de humanas, como história, língua portuguesa ou literatura. Luíza Solano, 20 anos, é candidata ao curso de arquitetura e urbanismo e se lembra da dificuldade para interpretar a questão tipo D de biologia no primeiro vestibular de 2011. ;A pergunta em si estava tranquila, não exigia uma resposta difícil. O problema era a interpretação da imagem;, critica. O item trazia um diagrama de comunicação celular e, com base nas informações do texto, pedia para explicar as diferenças entre uma célula-tronco pluripotente e um eritrócito do sangue, em mamíferos.
Experiência
Candidatos ao curso de medicina, Cláudio Teodoro, 20 anos, e Felipe de Mendonça, 23, lembram que, em outros vestibulares do país, grande parte da prova, seja na primeira ou na segunda fase, é discursiva. ;Há comentários de que nos cursos da UnB tem muita gente que entra sem saber fazer uma resenha, um texto argumentativo;, afirma Teodoro. Mendonça acredita que o fato de a redação ser classificatória valoriza o bom aluno e ressalta: ;O mais importante é ser claro nas suas ideias;.
Mamby Moreira, 22 anos, define o perfil do aprovado no vestibular. ;A UnB quer que o aluno pense, seja multidisciplinar e conheça diversas áreas. Por isso, colocou artes, música, sociologia; e mistura itens de diferentes matérias, como física com filosofia.; De acordo com ela, tanto a redação quanto as questões tipo D são mais complicadas porque o candidato tem de elaborar o texto de uma maneira que passe para a banca examinadora o seu conhecimento. Tarefa complexa para quem costuma se sair melhor em exatas. Luíza se identifica com os estudantes bons em cálculo, mas que têm dificuldade de escrever. ;Se tiver uma questão discursiva específica sobre história, por exemplo, eu corro o risco de ser eliminada. Vai pegar muita gente;, desabafa.
O coordenador pedagógico do curso preparatório Exatas, César Augusto Severo, alerta. ;A tipo D avalia não só o conhecimento, mas quem sabe argumentar. O problema é que, agora, quem não sabe está fora.; Ele recomenda não deixar o caderno de respostas em branco e, caso o item seja grande ou a resolução demorada, pular para o próximo mesmo que saiba como resolver. Segundo ele, quem conhece a prova da UnB sabe que até o tempo é critério de seleção. Com a maior cobrança na redação e nas questões discursivas, todos concordam que é preciso adotar uma estratégia e estar atento às prioridades e aos fatores de correção.
Dicas da Dad Squarisi // Redação nota dez
Escrever é mandar recado. A receita de uma sobremesa é um recado. O convite para a festa de aniversário é um recado. A prova que você faz na escola é um recado. E a dissertação do vestibular? É recado. Então por que aquele frio na espinha? Só de pensar nela as mãos ficam geladas. O coração dispara. O suor jorra.
Os sintomas têm nome ; medo. Do quê? O que apavora é não ter nada para dizer. Qual a saída? Ser esperto. Você já leu muitos livros, revistas e jornais. Viu filmes. Conversou sobre variados assuntos. Assistiu a incontáveis telejornais. Está pra lá de preparado. Na hora de dar seu recado, fique calmo. E siga as dicas.
1 ; Respire fundo. Três vezes. Devagarinho. Deixe o ar chegar lá em baixo, no fundão da barriga. Visualize o umbigo. Sorria pra ele.
2 ; Leia o tema da redação. Entenda-o. Faça as outras provas. Enquanto isso, a cabeça vai se organizando.
3 ; Planeje o texto. Faça um plano com os seguintes elementos: tema (o assunto geral do texto), delimitação do tema (aspecto do tema que vai ser tratado), objetivo (aonde você quer chegar com seu texto?), ideias do desenvolvimento (argumentos, exemplos, comparações, confrontos e tudo que ajudar na sustentação do ponto de vista que você quer defender).
Eis um exemplo:
Tema: Brasília.
Delimitação: turismo em Brasília.
Objetivo: informar as opções de turismo em Brasília.
Ideias de desenvolvimento: Brasília monumental (palácios, catedral, torre, superquadras), Brasília ecológica (parques, cachoeiras), Brasília mística (Vale do Amanhecer, Cidade da Paz).
4. Com o plano feito, é hora de redigir. Mãos à obra.
5 ; Comece pelo começo. Escolha uma frase bem atraente. Pode ser uma declaração, uma citação, uma pergunta, um verso, a letra de uma música. Depois desenvolva a sua tese. Cada ideia num parágrafo. Por fim, conclua. Com um fecho elegante.
6 ; Seja natural. Imagine que o leitor esteja à sua frente ou ao telefone conversando com você. Fique à vontade. Sempre que couber, introduza uma pergunta direta. Confira a seu texto um toque humano. Você está escrevendo para pessoas. Gente igual a você.
7 ; Use frases curtas. Com elas, você tropeça menos nas vírgulas, nos pontos ou nas reticências.
8 ; Ponha as sentenças na forma positiva. Diga o que é, nunca o que não é. Em vez de ;ele não assiste às aulas;, escreva ;ele falta às aulas;.
9 ; Prefira palavras curtas e simples. Casa, residência ou domicílio? Casa.
10 ; Abuse de substantivos e verbos. Seja sovina com adjetivos e advérbios. Eles são os inimigos do estilo enxuto.
11 ; Seja conciso. A frase não deve ter palavras desnecessárias. Por quê? Pela mesma razão que o desenho não deve ter linhas desnecessárias ou a máquina peças desnecessárias.
12 ; Revise e avalie. Sua redação tem começo, meio e fim? Você defendeu seu ponto de vista? Escreveu parágrafos com tópico frasal e desenvolvimento? Respeitou a correção gramatical? As frases soam bem? Sem cacófatos (por cada, por tão, uma mão, boca dela)? Sem rimas (rigor do calor)? Você começou bem? Terminou melhor? Tenha a certeza: uma vaga na universidade é sua.