Cidades

HRT homenageia doadoras de leite materno da instituição nesta sexta-feira

postado em 08/12/2011 21:11

Nesta sexta-feira (9/12), as mães que já doaram leite a outras crianças poderão se reunir numa confraternização de agradecimento. A homenagem é uma iniciativa do Hospital Regional de Taguatinga (HRT). A festa será realizada na Casa da Amizade, na QS 7, a partir das 9h.

A programação inclui oficinas de massagem, distribuição de presentes, almoço e até a presença do Papai Noel. São esperadas cerca de 300 mães cadastradas no banco de leite do hospital.

Com a iniciativa, o HRT pretende estimular as doações. Segundo a Secretaria de Saúde, o número de doadoras disponíveis diminui no fim do ano, já que muitas das mães viajam. Cerca de 150 crianças internadas no hospital são atendidas mensalmente pelo Banco de Leite Materno. A instituição prioriza o atendimento de crianças prematuras ou internadas com patologias, como doenças gastro-intestinais.

A festa é realizada em parceria com clubes de serviço da região administrativa e Corpo de Bombeiros Militar do DF.

Doação de leite no DF


A deficiência na doação de leite materno no Distrito Federal fez com que a Secretaria de Saúde iniciasse, em outubro, uma campanha para estimular as doadoras. Para atender as cerca de 300 crianças internadas mensalmente em maternidades de toda a rede pública do DF seriam necessários aproximadamente 3000 litros/mês. Os últimos números da Secretaria de Saúde, referentes ao mês de agosto, indicam que, em média, apenas 1639,6 litros são recolhidos.

O Distrito Federal conta com 10 bancos de leite instalados nos hospitais que possuem maternidade. Apenas as unidades de Samambaia e São Sebastião não possuem bancos, mas contam com postos de coleta. Nesse caso, o leite é enviado para outras regiões administrativas para que seja pasteurizado.

A doação

Os bancos de leite têm uma equipe de coleta que vai até a residência da doadora. Após o contato com o hospital, uma ficha de cadastro é preenchida e os profissionais avaliam a saúde da mãe e do respectivo bebê. O hospital oferece também todo o material descartável necessário para a doação.

Após a coleta, o leite passa por um processo de pasteurização e de controle microbiológico como formas de garantir a segurança do líquido. Após o tratamento, o leite é classificado de acordo com valor calórico e fatores de proteção.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação