Cidades

Shoppings estendem horário de atendimento de olho nos consumidores

A duas semanas do Natal, comerciantes de shoppings ampliam o horário de funcionamento a fim de facilitar a vida dos consumidores e garantir maior volume de negócios no fim do ano

postado em 09/12/2011 12:00
Izabel diz que as vendas estão até 20% maiores do que em 2010:
A corrida para garantir os presentes de Natal da família já começou e, de olho nos consumidores que não podem fazer compras durante o dia ou deixarão as aquisições para a última hora, as lojas de rua e os shopping centers da capital iniciaram o horário estendido para o fim de ano. De acordo com os comerciantes, a estratégia surte efeito principalmente nos últimos dias antes da data comemorativa, quando as ruas do comércio e os corredores de shoppings ficam lotados.

Os shopping centers da cidade estão ampliando o horário de funcionamento em ritmo gradual, cada um segundo um calendário diferenciado. No ParkShopping, a administração autorizou os lojistas a funcionarem até às 23h em lugar das 22h, que seria o expediente normal. Por enquanto, optar pelo tempo estendido é facultativo. Mas a partir da semana que vem será obrigatório, e os comerciantes terão de atender os clientes até a meia-noite. No Pátio Brasil, o horário ampliado está valendo para o período da manhã. Desde 1; de dezembro, o centro de compras abre as portas às 9h. Do dia 17 em diante, o fechamento passará das 22h para as 23h. O Iguatemi, o Brasília Shopping e o Taguatinga Shoppping começarão o funcionamento especial a partir deste fim de semana. O Boulevard Shopping vai aderir somente na semana que vem (leia quadro ao lado).

Para Izabel Izé, gerente de uma loja de roupas no Pátio Brasil, as horas extras de trabalho compensam em termos de vendas. Segundo ela, desde 1; de dezembro o movimento de consumidores está maior em relação ao ano passado. ;Os resultados aumentaram, em média, de 18% a 20%. Na última semana antes do Natal, deve crescer ainda mais. Costumam falar que brasileiro deixa tudo para a última hora e é verdade;, comenta.

Sem tradição
Os lojistas de rua não têm tradição de funcionamento extra até tão tarde quanto os shopping centers. De acordo com informações do Sindicato do Comércio Varejista do Distrito Federal (Sindivarejista), os empresários que têm estabelecimentos fora dos centros de compras trabalharão até as 21h a partir da próxima semana. Poucos dias antes da véspera de Natal, algumas devem manter as portas abertas até as 22h.

De acordo com Antônio Augusto de Moraes, presidente do Sindivarejista, como no varejo de rua não há obrigatoriedade de cumprir o horário extra, a opção por aderir ao funcionamento especial depende muito do fluxo de consumidores. ;As quadras e lojas com maior movimento permanecerão abertas até mais tarde;, informa.

Para Moraes, o horário ampliado é algo benéfico. ;É interessante tanto para o consumidor quanto para o lojista. O cliente que sai do trabalho à noite pode escolher com mais tranquilidade. E o empresário pode aumentar sua margem de lucro;, diz.

Entre hoje e domingo, o Sindivarejista estima que 800 mil pessoas deverão ir às compras. O movimento é calculado em torno das 28 mil lojas de rua e de shopping.

A vigilante Sônia de Oliveira Grinaldo, 34 anos, concorda que a medida é prática para os consumidores. ;Este ano estou fazendo as compras mais cedo, pois quero evitar filas. Mas não é todo mundo que tem essa disponibilidade;, disse ela.

Os consumidores devem se lembrar que podem contar com o funcionamento até mais tarde somente até 23 de dezembro. Na véspera do Natal, os comerciantes são obrigados a obedecer convenção coletiva e liberar os funcionários até as 17h. Para o dia 31, é aplicada a mesma regra. Nos feriados de 25 de dezembro e 1; de janeiro o comércio fica fechado. Quem depende do metrô para ir às compras poderá contar com horário estendido em 11 e 18 de janeiro, dois domingos, e na noite da virada do ano.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação