Cidades

Além de Vicente Pires, outras áreas da União esperam pela regularização

postado em 09/12/2011 07:25
A população local paga IPTU alto, mas as ruas continuam esburacadas

Outras áreas de propriedade da União esperam pela regularização. Entre as terras ocupadas ilegalmente no DF que pertencem ao governo federal estão regiões de baixa renda, como a Vila Basevi ; área próxima à reserva da Contagem e ao Parque Nacional de Brasília, vizinha ao Núcleo Rural Lago Oeste. A localidade tem cerca de 500 lotes e 1,5 mil moradores.

A superintendente do Patrimônio da União no DF, Lúcia Carvalho, conta que o governo federal vai doar as terras da Vila Basevi à Secretaria de Regularização, Desenvolvimento Urbano e Habitação (Sedhab). ;Vamos fazer a doação de quatro hectares. Ao todo, há dois hectares ocupados e dois vazios, que serão destinados à construção de equipamentos públicos;, explica.

Assim como Vicente Pires, há outras áreas da União ocupadas por população de classe média. Um exemplo é o Lago Azul, no Grande Colorado, cujos lotes foram registrados em cartório e poderão ser vendidos aos moradores. Falta apenas definir os preços. O Condomínio Bela Vista, também no Grande Colorado, teve avanços recentes. ;Na última sexta-feira, firmamos um convênio para que a gente possa fazer um desenho do loteamento;, explica Lúcia.

Para legalizar os terrenos de sua propriedade, a Secretaria do Patrimônio da União (SPU) segue os critérios da Lei n; 9.636/98. Nesse caso, a venda direta, que é aceita pela Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap), não pode ser feita. A legislação federal determina que a terra seja vendida aos moradores por meio de licitação, mas dá direito de preferência para quem ocupou a área antes de 1996.

Assim, na prática, não há risco de o ocupante perder a posse do terreno, já que ele tem prioridade na negociação. Quando as ocupações são de baixa renda, os moradores não precisam pagar para receber a documentação do lote. Mas, nesse caso, é preciso a publicação de um decreto que declare a área como de interesse social.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação