postado em 09/12/2011 10:27
Fiscais do Governo do Distrito Federal (GDF) apreenderam nesta quinta-feira (8/12) 574 mercadorias que eram vendidas de forma irregular na região central do Plano Piloto. A maioria dos produtos era pirata e não tinha nota fiscal. A ação continua nesta sexta-feira (9/12).
Durante a ação, batizada de Operação Presença, os servidores da Secretaria da Ordem Pública e Social (Seops) e da Agência de Fiscalização do DF (Agefis) percorreram a Rodoviária do Plano Piloto, os setores de Diversões Sul, Norte, Comercial Sul e Galeria dos Estados. Este foi o quarto dia seguido de ações e a Polícia Militar participa da operação.
O combate ao comércio ilegal na região central de Brasília continua nesta sexta-feira e começou por volta das 8h. De acordo com o GDF, os trabalhos seguem durante todo o dia. Ontem os fiscais permaneceram na área entre 10h e 22h.
A Seops informou que entre os produtos apreendidos na quinta-feira estão 500 lembrancinhas, 30 brinquedos, 12 correntes, 19 óculos, três baterias de celular e um carregador. A mercadoria recolhida foi encaminhada ao depósito da Agefis, localizado no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA).
A ação desta quinta-feira foi a décima realizada na região central do Plano Piloto desde o início de novembro. A operação, de acordo com a Seops, consiste na ocupação das áreas de maior movimento comercial para impedir a ação de vendedores ambulantes. Mais de 10 mil produtos, além de 100 kg de frutas, já foram recolhidos nos últimos 40 dias.
Participaram da operação cerca de 45 servidores da Seops e Agefis, além de policiais militares.