Cidades

Iphan reinaugura antigo Cine Teatro Esmeralda, em Corumbá (GO)

postado em 09/12/2011 15:34
Distante 120km de Brasília e vizinha da turística Pirenópolis, Corumbá de Goiás está em festa. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) entrega na noite desta sexta-feira (9/12) o Cine Teatro Esmeralda, totalmente reformado. O prédio integra o Núcleo Tombado de Corumbá de Goiás pelo Iphan.

Para marcar a reinauguração do prédio histórico, haverá apresentações artísticas e culturais, como a da Corporação Musical 13 de Maio, fundada em 13 de maio de 1890 em Corumbá de Goiás, considerado o grupo musical mais antigo de Goiás.

"O Tetro Esmeralda é é um espaço apropriado para a difusão de atividades culturais que são importantes para o desenvolvimento social da comunidade. A partir do uso das dependências do edifício, várias atividades comunitárias poderão ser realizadas ali", ressalta a superintendente do Iphan em Goiás, Salma Saddi.

Ao custo de R$ 773 mil, foram realizadas instalações elétricas e hidrossanitárias, instalações de sistema de som e segurança, climatização, pinturas e revestimentos. Além disso, o edifício em anexo se tornou um espaço de convivência que abrigará um café.



Casarões e cachoeiras

Fundada em 1730, Corumbá de Goiás conserva seus traços coloniais nos casarões e sobrados, construídos pelos bandeirantes em busca de ouro. O rio Corumbá com suas águas claras e suas inúmeras cachoeiras é ideal para a prática de canoagem. O Salto de Corumbá é uma das grandes atrações turísticas, pela sua beleza selvagem e natural. Próximo à cidade, outros locais que merecem ser visitados: Cachoeira do Monjolinho, Tapera Grande, Pai Inácio, Taquara e Pedreira.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação