Cidades

Projeto de uso de bicicleta como transporte escolar atenderá outras cidades

postado em 09/12/2011 18:31
O projeto que estimula o uso da bicicleta como transporte escolar está em processo de expansão no Distrito Federal. Em teste no Recanto das Emas há seis meses, o Programa Caminho da Escola está sendo analisado para implantação em todas as outras cidades do DF a partir do início de 2012.

O programa prevê a doação de milhares de bicicletas e capacetes para estudantes do ensino médio da rede pública do DF que morem há uma distância entre 500 metros e sete quilômetros da escola. Alunos que residam em locais de difícil acesso para o transporte escolar também estão inclusos no projeto.

Tráfego Perigoso
A iniciativa, no entanto, esbarra nas limitações da malha cicloviária do DF. Ao todo, são cerca de 97 km de ciclovias e pouco mais de 79 km de acostamentos cicláveis - como no Lago Sul - construídos. No Recanto das Emas, onde o projeto já foi implantado, existem apenas 30 km do espaço destinado aos ciclistas.

O coordenador do Comitê da Política de Mobilidade Urbana por Biciletas do DF, José Ricardo Fonseca, explica que o risco existe, mas não pode impedir que o projeto vá adiante. "Nossa meta com o Programa Caminho da Escola é muito mais audaciosa. O objetivo aqui é intervir na cultura de trânsito do DF em relação ao ciclista, como aconteceu com o programa que instituiu a faixa de pedestres no DF", afirma.

Segundo Fonseca condições de segurança já foram discutidas com o Departamento de Trânsito (Detran) do DF. Para minimizar riscos, o programa inclui um curso de capacitação para os alunos, que inclui noções de legislação do trânsito, direção defensiva e noções básicas de mecânica. "Com o projeto piloto no Recanto das Emas, pudemos verificar as fragilidades do programa. O Detran promete ser implacável na fiscalização das ruas em relação aos ciclistas", diz.

De acordo com a Secretaria de Obras do DF, R$ 66 milhões devem ser investidos na construção de 266 km de ciclovias. Segundo a assessoria de imprensa do órgão as obras começam, provavelmente, ainda este ano.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação