Cidades

Milhares de estudantes disputam vagas no primeiro vestibular de 2012 da UnB

Estudantes estabelecem estratégias e apostam na tranquilidade para encarar a maratona de exames do primeiro vestibular 2012 da Universidade de Brasília neste fim de semana. São 25.031 candidados, que disputam 2.092 vagas

postado em 10/12/2011 08:00
Para os candidatos Ana Beatriz, Isabela, Pedro, Natália e Yara, ler toda a prova e identificar a temática é uma das estratégias para fazer a redação
São dez horas, 300 itens e uma redação para dois dias de prova. Hoje e amanhã, 25.031 estudantes vão concorrer a uma das 2.092 vagas oferecidas pela Universidade de Brasília (UnB). No primeiro dia, são aplicados os itens de português, literatura, geografia, história, artes cênicas, visuais, música, filosofia, sociologia, língua estrangeira e redação. E no dia seguinte, biologia, física, química e matemática. Para quem conhece o vestibular, a dica é confiar nas horas de estudo e estabelecer uma estratégia de otimização do tempo.

Manoel Amaurício dos Santos, professor de matemática do cursinho Sentido Único, afirma que o trabalho de aprendizagem foi feito. A experiência de 20 anos em sala com vestibulandos serve de lição. Segundo ele, as horas que antecedem e decorrem a prova são decisivas.

Como explicar a reprovação de uma pessoa que se dedicou ao estudo, e a aprovação de outra que não foi tão aplicada? Para o professor Manoel, o segredo é ter tranqulidade e bom senso para pular as questões mais complicadas. O problema, diz o professor, é quando o aluno gosta de um determinado assunto e perde muito tempo naquele item mesmo sendo mais complicado.

Ana Beatriz Silva, 18 anos, e Pedro Rodrigues, 17, têm consciência disso. Há 15 dias, eles estão em clima de vestibular. Fizeram as provas de seleção do Programa de Avaliação Seriada (PAS) e da Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs) nos últimos dois fins de semana e são candidatos ao curso de medicina, o mais concorrido, com 130,14 candidatos por vaga. Pedro diz que prefere ficar em casa nesses dias e confessa: ;Tento dedicar meu tempo ao descanso, mas quando bate a insegurança, eu dou uma olhada no material da revisão;.

Comportamento
Consultar o conteúdo nos dois dias da prova divide opiniões. Isabela Nehme, 19 anos, tem uma certeza: ;Fiz isso no semestre passado, de revisar material, mas neste vestibular eu procurei relaxar mesmo. Não pretendo pegar em cadernos e apostilas;. A estudante também fez as provas da Fuvest para engenharia civil e afirma ser melhor conferir o gabarito só depois de ter passado por todas as provas. ;Saber outro resultado desequilibra emocionalmente o candidato. E o emocional, às vezes, influencia até mais que o conhecimento do conteúdo.;

O professor Amaurício diz que a decisão de revisar o programa em cima da hora depende de cada um. ;Os que são mais ansiosos e não conseguem parar de estudar, não tem problema rever um pouco do conteúdo antes da prova ou ler um resumo. Mas o aluno que não gosta de estudar na véspera, não precisa.; Segundo ele, o importante é não cansar e garantir uma boa noite de sono para estar bem disposto, afinal, durante cinco horas, eles terão de estar atentos.

Apesar de a prova de sábado ser considerada mais cansativa do que a de domingo, os candidatos não fazem distinção entre os dias. Este é o fim de semana do vestibular. Depois das primeiras cinco horas, eles chegam em casa, comem e dormem para encarar as questões de exatas no segundo dia. Natália de Albuquerque, 21 anos, e Yara Godoi afirmam ser impossível responder a todos os itens seguidos. Elas adotam a dica de pular as questões mais complicadas . E concordam com a orientação de que ler os textos é essencial para entender a linha temática da prova.

Para a redação, os cinco candidatos são unânimes: leem a proposta assim que recebem o caderno. O professor de português Reinaldo Reis, do Colégio Marista, explica: ;O texto deve ser feito após a resolução da parte objetiva, em função de a linha temática apresentar afinidades com o tema da redação;. Nas questões discursivas, ele aconselha evitar comentários, exemplificações e ilustrações subjetivas e desvio do foco da questão. De acordo com Reis, trata-se de um modelo de questão que exige concisão, objetividade e clareza de exposição das ideias.

Alimentação
Assim como o interesse de revisar, o metabolismo também varia de candidato para candidato. Como eles devem estar no local de prova com uma hora de antecedência, o almoço é feito antes do meio-dia. Renata Monteiro, do Departamento de Nutrição da UnB, recomenda evitar o jejum. ;O ideal é manter uma alimentação saudável, com alimentos integrais e que não tenham excesso de gordura, sal e açúcar.;

O consumo do chocolate, comum em momentos de ansiedade, não pode ser exagerado. ;É uma fonte de carboidrato, mas deve ser usada com parcimônia por causa da gordura. Exagerar no chocolate é como comer uma feijoada;, define. Em vez da barra, recomenda-se levar um ou dois bombons acompanhados por uma fruta. Segundo a nutricionista, quem fica enjoado pode fazer pequenos lanches em vez de grandes refeições e deve evitar refrigerantes, pois eles costumam aumentar a sensação de enjoo.


Para comemorar

; Divulgação do gabarito preliminar: 14/12, às 19h

; Acesso à folha de texto definitivo e espelhos de avaliação da redação, para candidatos não eliminados por esse item: 10/1/2012

; Resultado do vestibular (1; chamada): 7/2/2012, às 17h
; Acesso ao espelho de desempenho individual do candidato: 7/2/2012 a 7/3/2012

Datas prováveis, conforme o edital do vestibular, e sujeitas a alteração.


Cidades
Os exames serão realizados no Distrito Federal ; em Brasília, Brazlândia, Ceilândia, Gama, Planaltina, Sobradinho e Taguatinga ; e nas cidades de Goiânia (GO), Valparaíso (GO), Formosa (GO) e Uberlândia (MG).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação