Cidades

Abstenção no primeiro dia de provas do vestibular da UnB é de 16,8%

postado em 11/12/2011 08:11

Mais de 21 mil estudantes que concorrem a uma vaga na Universidade de Brasília (UnB) enfrentaram ontem a maratona do primeiro dia do vestibular. O exame continua neste domingo (11/12), com avaliação de conhecimentos de biologia, física, química e matemática. O horário de início do exame é o mesmo: as provas serão entregues às 13h, mas os portões serão abertos a partir de meio-dia. No sábado, quase 4,3 mil alunos inscritos deixaram de ir ao exame. A abstenção representa 16,8% do total de alunos participantes. No último vestibular da UnB, realizado em junho deste ano, o percentual foi bastante inferior: 9%.
Entre os estudantes que fizeram o exame ontem, medicina é o curso mais disputado. Hoje, as provas começam às 13h
Este ano, o tema da redação era uma pergunta. ;O mundo do espelho de Narciso é um desafio para os Homo sapiens?;, questionou o exame, cobrando dos estudantes uma análise sobre a beleza e a busca pela estética perfeita.

Felipe Teles de Souza, 18 anos, que ia prestar vestibular para física, acabou entrando nessa estatística. ;Esqueci a identidade em casa e perdi o horário;, justificou o estudante, bastante desapontado. Assim que notou a falta do documento, pediu socorro ao pai. ;Eu saí do fim da Asa Norte e vim até o fim da Asa Sul para trazer a identidade do Felipe e cheguei um minuto depois de fecharem as portas. Meu filho estava aqui desde cedo, achei muita injustiça;, esbravejou o bancário Oscar de Souza, 49 anos. Depois de muita negociação com os seguranças do colégio onde Felipe faria a prova, o jeito foi voltar para casa sem prestar o vestibular.

A estudante Erika Medeiros, de 17 anos, passou pelo mesmo problema. ;Vim de Planaltina e me programei para chegar aqui às 13h, imaginando que a prova seria às 14h;, lamentou. Mas, além dos incidentes, muitos alunos se prepararam e chegaram cedo ao local do exame. Edilson Portela França Junior, de 15 anos, estuda para passar em medicina e chegou assim que a entrada foi liberada. ;Já perdi uma prova na escola por chegar atrasado, hoje não queria correr esse risco;, afirmou.

O gabarito oficial sai em 14 de dezembro e os recursos deverão ser apresentados entre os dias 15 e 16. A divulgação da primeira chamada está prevista para 7 de fevereiro e o registro dos aprovados poderá ser feito de 13 a 15 de fevereiro. De acordo com o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe), são apenas 2.092 vagas disponíveis para os 96 cursos de graduação. Medicina segue como a opção mais concorrida, com 130,14 candidatos por vaga, seguido de direito diurno, com 51,33 concorrentes por vaga.

Aluno cego perde o exame

Os alunos que perderam o primeiro dia de exame n;o est;o impedidos de fazer a prova hoje. Mas j; est;o automaticamente eliminados, por n;o terem nota em reda;;o. Bruno Gomes Pereira, 22 anos, que n;o conseguiu fazer o vestibular ontem, se diz v;tima de um erro do Cespe. Ele ; cego e fez a solicita;;o para ser acompanhado por um auxiliar, que leria os textos. Mas, ao chegar ao local da prova, ele estava registrado em uma sala comum, sem qualquer assist;ncia.

O Cespe informou que o estudante perdeu o prazo para entrega da documenta;;o necess;ria, como o laudo m;dico. Bruno teria feito uma nova tentativa de entrega, por e-mail, ap;s o vencimento do prazo e, por isso, teve o pedido rejeitado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação