Cidades

De hoje até o dia 23, o Detran faz alterações no trânsito da Via S1

postado em 12/12/2011 06:10

A retenção em alguns pontos do Eixo Monumental levou o Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF) a tomar medidas para que o fluxo de carros na Via S1, no sentido Rodoviária do Plano Piloto, torne-se mais célere das 6h30 às 9h30. Esse é o horário de maior movimento na pista, quando cerca de 14 mil veículos trafegam por hora. As intervenções em semáforos e retornos serão sentidas pelos motoristas da altura da Catedral Rainha da Paz até o prédio do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e na alça de ligação da via marginal BR-450 até a S1. A ação começa hoje e seguirá até o próximo dia 23.

Por enquanto, a mudança servirá apenas para que a fiscalização do órgão aplique, na prática, procedimentos que foram analisados durante mapeamento local. Caso o experimento tenha resposta positiva, o Detran pretende adotar a operação permanentemente. A mesma medida também será desenvolvida na N1, na altura da Rodoviária do Plano Piloto até a saída da DF-010, entre os dias 19 e 23, das 17h às 19h30 ; horário de maior movimento na via. As operações fazem parte do Programa de Intervenção e Fluidez no Trânsito do Detran, criado há um mês.

As intervenções na S1 irão aumentar o tempo em que o semáforo permanece verde em frente ao MPDFT; deixar intermitentes os semáforos da saída da 1; Avenida do Sudoeste, bem como da Estrada Parque Indústrias Gráficas (EPIG); isolar com cones duas faixas da saída da 1; Avenida do Sudoeste ; para facilitar a entrada, sem parada, na S1 ; e também das duas faixas da saída da Epig ; para que seja coibido o acesso ao primeiro retorno; e fechar a via de ligação N1/S1, na altura do Memorial dos Povos Indígenas. Agentes de trânsito ficarão nas proximidades do semáforo do MPDFT para impedir que os pedestres atravessem a pista antes de o sinal fechar (veja arte).

Férias
Durante os 12 dias de teste, os pardais instalados nos dois semáforos que ficarão intermitentes estarão inativos, segundo o diretor de Policiamento de Fiscalização de Trânsito do departamento, Nelson Leite. O servidor afirmou que o período escolhido para colocar o plano em atividade deveu-se às férias escolares. ;Aproveitamos que o fluxo de carros diminuiu para não atrapalhar o trânsito. No ano que vem, quando as aulas retornarem, vamos acompanhar as intervenções para ver se realmente estão surtindo efeito;, esclareceu.

Para acompanhar a ação, o departamento disponibilizou pelo menos 10 agentes de trânsito, divididos em três equipes. O helicóptero Sentinela 1 fará sobrevoos para analisar do alto os efeitos produzidos pelos trabalhos dos servidores do Detran. De acordo com Nelson, a ideia é que as intervenções se estendam para outros pontos. ;Estamos fatiando o planejamento para acompanhar o trânsito em outros lugares e dar mais fluidez às pistas do DF;, explicou. Em alguns casos, o departamento de engenharia do órgão poderá intervir na melhoria do trânsito. ;Mas, como o espaço onde está o Eixo Monumental é tombado, não poderemos fazer mudanças nesse quesito;, frisou Nelson.

Esse já é o segundo plano de ação do programa. O mesmo procedimento já está em vigor, há 15 dias, na saída de Águas Claras (Avenida Castanheira) para a marginal da Estrada Parque Taguatinga (EPTG). ;Estamos prestes a terminar esse trabalho. Depois, o controle será definitivo lá, com duas intervenções humanas. Iremos segurar o trânsito de um lado e liberar do outro;, detalhou Nelson.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação