Cidades

Greve dos metroviários atrasa a volta para casa em pelo menos meia hora

postado em 12/12/2011 19:54
Grevistas colocaram informativos nas estações sobre a redução do número de trens circulando durante a paralisação

A volta para casa está mais complicada para quem usa o metrô nesta segunda-feira (12/12) devido a greve do metroviários. As estações estão lotadas e a espera chega a ser de meia hora, segundo usuários. Apenas 30% da frota e da equipe está trabalhando.

Após assembleia, realizada na quarta-feira (7/12), a categoria decidiu parar por tempo indeterminado. De acordo com informações do Sindicato dos Metroviários do Distrito Federal (Sindmetro-DF), em horários de pico circulam 24 trens e nos de menor fluxo, 14. Com a greve, apenas sete trens devem funcionar nos horários de maior procura. A alguns minutos a categoria deve se reunir em uma nova assembleia, que acontece às 20h, na Praça do Relógio, em Taguatinga.

[SAIBAMAIS]Reivindicações
Os metroviários reivindicam que a negociação da data-base da categoria não é respeitada e que o fechamento do Acordo Coletivo de Trabalho de 2011 não foi concluído. Eles também reclamam da falta de manutenção das estações, trens e túneis e do preço da tarifa.

De acordo com representantes da categoria foi feito um acordo com o governo do DF, no qual os metroviários iriam receber os mesmos benefícios que as empresas públicas. Mas, segundo eles, os funcionários da Companhia Energética de Brasília (CEB) e da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) receberam um abono especial e uma parcela a mais no auxílio-alimentação, enquanto os metroviários não receberam nada.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação