Roberta Machado
postado em 13/12/2011 06:32
Com o objetivo de aumentar a fluidez da via S1 do Eixo Monumental nos horários de pico, o Departamento de Trânsito (Detran) deu início ontem a uma série de intervenções na pista. Das 6h30 às 9h, três semáforos foram desligados e um retorno, bloqueado (veja arte) a fim de facilitar a vida de quem ia em direção aos ministérios. Porém, a mudança no trânsito pegou os motoristas de surpresa e causou pontos de retenção da Praça do Buriti até a altura do Cruzeiro. Para piorar, a greve dos metroviários obrigou muitas pessoas a trocarem o metrô pelo carro (leia mais sobre a paralisação na página 23). Com isso, sobraram reclamações. Alguns condutores relataram atrasos de até 30 minutos em relação aos dias sem intervenção do Detran. Diante dos problemas observados, o Programa de Intervenção e Fluidez prevê alterações para hoje.
Embora o objetivo da operação fosse aumentar a fluidez na via S1, os bloqueios prejudicaram justamente quem seguia o Eixo Monumental, sentido Congresso Nacional. O trânsito ficou engarrafado da entrada do Parque da Cidade até a Catedral Rainha da Paz. ;Só dificultou mais ainda, não vi nenhuma melhora. Mas não podemos fazer nada, estou há meia hora preso nesse engarrafamento;, reclamou o empresário José Sobreira, 54 anos, morador da Vila Planalto. Ele conta que geralmente leva 15 minutos para chegar ao Setor de Indústrias Gráficas (SIG), mas que as mudanças de ontem quase triplicaram esse tempo.
O fluxo de alguns pontos, porém, foi beneficiado pela intervenção. Graças ao semáforo desligado, a saída da 1; Avenida do Sudoeste para o Eixo Monumental foi constante, apesar de lenta ; o bloqueio das duas faixas da esquerda da 1; Avenida causou um afunilamento na pista. Os carros que saíam do Setor Sudoeste ainda tiveram a facilidade de contar com duas faixas exclusivas de entrada no Eixo Monumental, mas a medida prejudicou os motoristas que desciam a via em direção à Rodoviária do Plano Piloto. A saída e a entrada da Estrada Parque de Indústrias Gráficas (Epig) também foram facilitadas.
Com os semáforos intermitentes, agentes do Detran controlaram a travessia de pedestres. O fluxo da via S1 se normalizava somente depois da entrada do Parque da Cidade, graças ao aumento do tempo aberto do semáforo em frente ao Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). Impacientes, alguns motoristas furavam sinais vermelhos ou passavam pelo bloqueio dos cones, causando mais transtornos.
Vias alternativas
Hoje, o Detran deve interferir menos no trânsito do Eixo Monumental. O único semáforo que ficará intermitente nesta manhã é o do retorno do Memorial JK, pois o acesso continua bloqueado. Todos os outros sinais terão o tempo de abertura modificado: quem vem da 1; Avenida do Sudoeste e da Epig vai esperar em média 50 segundos a mais pela luz verde para entrar no Eixo Monumental. Para evitar congestionamentos nas vias de acesso, o Detran recomenda que pistas alternativas sejam usadas, se possível.
Em compensação, os motoristas que descem a via S1 em direção ao Congresso Nacional devem ter mais fluidez com o maior tempo de abertura dos sinais. O ritmo do semáforo do retorno da Praça do Cruzeiro não será alterado. Para garantir a segurança de motoristas e pedestres, 10 agentes de trânsito e duas viaturas do Detran vão acompanhar a intervenção. Mais uma vez, o helicóptero do órgão vai acompanhar a operação. A ação ocorrerá novamente das 6h30 às 9h. Após esse período, o Detran irá avaliar se uma nova mudança será necessária. Medidas semelhantes também serão aplicadas na N1, da altura da Rodoviária do Plano Piloto até a saída da DF-010, entre os dias 19 e 23, das 17h às 19h30, horário de maior movimento na via.