Cidades

Novo modelo de marcação de consultas provocou confusão no Hospital de Base

postado em 13/12/2011 08:49
O primeiro dia para programar consultas nas especialidades de urologia e de psiquiatria no Hospital de Base do Distrito Federal ficou marcado por confusões e falta de informação. Quem tentou agendar um horário para 2012 com os especialistas encontrou uma fila quilométrica. Por volta das 8h de ontem, ela dava voltas no estacionamento e chegava até a Rua das Farmácias, na 102 Sul. Minutos depois, funcionários pediram que todos fossem para o corredor central da unidade de saúde. Os pacientes ficaram amontoados, em alguns casos, por mais de seis horas, para passar pela porta de vidro da Divisão de Documentação e Informação (DDI) e entregar os documentos necessários ; as consultas estão previstas para janeiro ou fevereiro de 2012.

Por conta de problemas de comunicação, muitos enfrentaram até três filas diferentes para chegar ao destino correto. Outros sentiram-se desrespeitados por não terem os direitos básicos cumpridos. Idosos, mulheres com criança de colo e portadores de deficiência eram orientados a esperar da mesma forma que os demais. Chorando muito, Francisca Ivone Rodrigues, 37 anos, carregava o filho de oito meses quando entrou na fila. Tentou conversar com os seguranças, mas sem sucesso. ;Eles falaram: ;Vai para o rabo da fila, como todo mundo;. Achei um absurdo;, reclamou.

[FOTO2]

Segundo a dona de casa, há cinco dias ela passou por uma cirurgia para retirar pedras dos rins. Assim, não conseguia ficar com o menino por muito tempo no colo. ;Trouxe até a minha filha de 14 anos para ajudar, mas não podemos ficar aqui carregando ele. Não posso nem andar tanto. Já me mandaram para várias lugares diferentes e ainda não consegui ser atendida;, lamentou. Moradora de São Sebastião, Francisca afirmou que precisa de uma operação no outro rim. Ela ainda sangrava da última intervenção.

Já o aposentado Manuel Vieira, 67 anos, se indignou com o novo modelo de retorno adotado no HBDF. ;Antes, o próprio médico marcava o em dia que deveríamos voltar para mostrar os exames. Agora, ficamos aqui nesse desrespeito contínuo;, desabafou. Às 5h, ele estava na parada de ônibus, em Santa Maria, para ir ao hospital. ;Cheguei às 5h30 e já tinha fila. Eles nem sequer deram atenção para a minha carteira de idoso. Não trouxe comida, não tomei café da manhã e não posso sair da fila para comprar nada;, disse, após mais de seis horas de espera.

No evento de inauguração de dois centros de saúde, em Taguatinga, o secretário de saúde, Rafael Barbosa, informou que o Hospital de Base continua com um problema crônico na marcação de consultas. ;Estamos trabalhando na questão da informatização e fizemos toda a parte da internação e da emergência. Agora, começou a parte do ambulatório. Já instituímos lá a marcação de consulta funcionando até as 22h. Agora, a maioria das consultas já está sendo regulada pela nossa central.;

Consultas
Por meio de nota, a pasta da Saúde esclareceu que o excesso de pessoas aconteceu devido ao primeiro dia de abertura da agenda para 2012, na especialidade de urologia. A diretoria do HBDF deixou claro que os interessados poderão marcar os retornos em outras datas determinadas (leia quadro). ;O setor de marcação funciona para consultas de retorno, de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h, ininterruptamente, obedecendo à disponibilidade de vagas na agenda e a um cronograma, de acordo com a especialidade para o dia. O atendimento é realizado em 16 guichês, sendo três somente para pacientes preferenciais;, relatou o documento.

A mudança é uma tentativa de otimizar as vagas disponíveis. Ainda segundo a nota, com o novo modelo, a oferta de vagas deve aumentar entre 30% e 40%. Para urologia, foram abertas 1,4 mil vagas somente para janeiro e fevereiro de 2012. Todas para tratamento com pedido do médico. As chamadas ;primeiras consultas; são marcadas somente nas Regionais de Saúde.

Incêndio no Hras
A enfermaria do pronto-socorro do Hospital Regional da Asa Sul (Hras) teve de ser interditada ontem em decorrência da fumaça gerada por um princípio de incêndio. O fogo começou por volta das 4h na sala de repouso dos médicos do pronto-socorro da pediatria da unidade. Segundo a Secretaria de Saúde, os próprios profissionais em serviço apagaram as chamas. Integrantes do Corpo de Bombeiros analisam as causas do incêndio. Em nota, a secretaria informou que, ;devido à quantidade de fumaça gerada no ambiente, a enfermaria (do pronto-socorro) ficou sem condições de manter os pacientes;, que foram transferidos para a enfermaria da internação. O atendimento, segundo o órgão, foi normalizado por volta das 14h.

Programação
Confira a agenda para a marcação de consultas no Hospital de Base do DF. O atendimento é das 7h às 22h.

; Dia da semana - Especialidades

Segunda-feira
;
Radiologia e retornos de cirurgia geral, de psiquiatria, de urologia, de proctologia, de ortopedia e de mastologia.

Terça-feira
;
Radiologia e retornos de cirurgia de cabeça e de pescoço, de otorrino, de alergia, de pneumologia, de cirurgia torácica, de ortopedia e de mastologia.

Quarta- feira
;
Radiologia e retornos de neurologia, de cardiologia, de oftalmologia, de endocrinologia, de broncoesofagologia, de ortopedia e de mastologia.

Quinta-feira
;
Radiologia e retornos de neurocirurgia, de cardiologia, de reumatologia, de ortopedia e de mastologia.

Sexta-feira
;
Radiologia e retornos de cardiologia, de mastologia, de ginecologia, de oftalmologia
e de ortopedia.

Obs: qualquer especialidade relacionada acima pode ser marcada também de segunda a sexta-feira, no horário noturno (das 18h às 22h), independentemente de dia determinado, havendo disponibilidade de vagas.

; Colaborou Ariadne Sakkis

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação