postado em 13/12/2011 09:15
Vinte e seis ônibus foram danificados na manhã desta terça-feira (13/12) durante um protesto feito por moradores do bairro Portal da Barragem, no Entorno do Distrito Federal. A manifestação começou por volta das 4h, quando eles interditaram as pistas dos dois sentidos, ateando fogo a pneus e cadeiras. O local é próximo à entrada da cidade, a cerca de 44 km de Brasília. O motivo é contra a violência no trânsito na rodovia.
Segundo a Polícia Militar de Goiás, vinte ônibus são da empresa Santo Antonio e seis da Taguatur. Dois da empresa Santo Antonio foram totalmente queimados e outros dois foram destruídos parcialmente. Os manifestantes afirmam que a revolta foi causada após a morte de uma mulher de 37 anos, atropelada nesta segunda-feira (12/12) enquanto tentava atravessar a rodovia, por volta das 17h30. Eles afirmam que não há passarelas na região e que a sinalização é ruim.
Armas não-letais, com balas de borracha, foram usadas para controlar os manifestantes. Segundo a PM, tiros com munição letal foram disparados apenas nos pneus de um dos ônibus que estava sendo arrastado pelos manifestantes.
Sem feridos
Durante o confronto ninguém ficou ferido. Duas pessoas foram detidas e levadas para o Centro Integrado de Atendimento e Despacho (Ciops) para prestar esclarecimentos. O trânsito ficou totalmente parado até às 9h, quando o Corpo de Bombeiros do DF e a Polícia Militar conseguiram liberar as pistas. Mesmo assim, os motoristas enfrentaram congestionamento, no sentido Águas Lindas ; Plano Piloto, por conta da grande quantidade de veículos que passava pelo local.