Antonio Temóteo
postado em 14/12/2011 07:48
Os operários responsáveis pela construção do sistema Veículo Leve Sobre Pneus (VLP) começaram ontem a montagem do canteiro de obras dos terminais do Gama e de Santa Maria, além da limpeza das projeções. Sob responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER) e executado pelo Consórcio Construtor BRT Sul Obra Gama ; fazem parte as construtoras Andrade Gutierrez, Via Engenharia e OAS ;, a empreitada teve início no último dia 6 de dezembro, quando foi assinada ordem de serviço.
Segundo o diretor-geral do DER, Fauzi Nacfur Júnior, essas medidas fazem parte do programa básico da obra. O projeto executivo, que determinará, por exemplo, os tamanhos e as medidas dos terminais e da estação do VLP, começará a ser elaborado a partir de agora. ;O controle operacional será o diferencial dos trabalhos do sistema. Estamos trazendo um sistema moderno para a capital do país;, explicou.
O novo meio de transporte está orçado em R$ 530 milhões e deve ser concluído em 18 meses. O VLP terá 35km de extensão, ligará cidades do Gama, de Santa Maria e do Park Way ao Plano Piloto. Ficará integrado com o metrô na estação Asa Sul. Os ônibus circularão em faixas exclusivas, criadas nos canteiros centrais ao longo de toda a via. Serão construídos 15 estações, 15 passarelas e dois terminais.
Benefícios
Estudos do governo indicaram que cerca de 123 mil habitantes do Gama e de Santa Maria seguem todos os dias ao Plano Piloto de carro. Com o VLP, a expectativa é que 27% desse total seja reduzido com o sistema de transporte. Além de diminuir o trânsito e a poluição sonora, haverá menor quantidade de emissão de gases poluentes.
A expectativa do governo é de que o VLP atenda a 600 mil pessoas e reduza o tempo das viagens do Gama e de Santa Maria para o Plano Piloto de 90 minutos para 40 minutos. Mais de 2 mil empregos diretos e indiretos devem ser criados com a obra. O Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) ainda estuda o número de linhas e de veículos que circularão pelas vias exclusivas, mas estima-se que cada ônibus terá capacidade para transportar até 160 passageiros.