postado em 17/12/2011 08:00
Os congestionamentos se agravam no Distrito Federal, e os brasilienses passaram ontem por uma prova de fogo ainda mais estressante do que o normal. Com a chuva insistente, as principais pistas de acesso ao Plano Piloto ficaram lotadas de carros durante toda a manhã. Os motoristas relataram atrasos de mais de uma hora em diversos trechos da capital. Mesmo depois do horário de pico, os engarrafamentos ainda ocorreram em pistas como a Estrada Parque Taguatinga (EPTG).
A quantidade de veículos no DF chega a 1.306.264, conforme levantamento de 21 de outubro feito pelo Departamento de Trânsito (Detran). Diante da quantidade crescente de carros pelas ruas da capital, fica difícil fugir de congestionamentos quase sem fim, como os que ocorreram ontem. Na BR-020, ligação de Planaltina e Sobradinho ao Plano Piloto, a lentidão durou até por volta das 9h30. ;Não tem obras acompanhando na mesma proporção o aumento no número de carros e de condutores;, justificou o diretor de Policiamento e Fiscalização do Detran, Nelson Leite Júnior.
Para cruzar a BR-040, ao longo de Santa Maria e do Park Way, os motoristas precisaram de paciência. ;A pista tem apenas duas faixas de rolamento. É muito pouco para a quantidade de carros. Os engarrafamentos são constantes e aumentam com as chuvas;, relatou o mecânico de refrigeração Marcelo Ferreira, 31 anos, que trafega pelo local todos os dias de Luziânia (GO) ao centro da capital. ;O asfalto está todo esburacado e é mais uma coisa que faz todos andarem devagar;, acrescentou.
A EPTG registrou cerca de 5km de congestionamento. Enquanto a chuva fina caía, a retenção começava no bairro Lucio Costa e se estendia até o semáforo entre a Octogonal e o Sudoeste, na Estrada Parque Indústrias Gráficas (Epig). O taxista Lindomar Damasceno, 39 anos, afirmou ter demorado 20 minutos apenas para sair do Guará e entrar no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA). ;É muito tempo para atravessar um pedaço tão curto. O problema é o afunilamento da EPTG no ponto em que ela chega à Octogonal;, observou.
Vias saturadas
A Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia) apresentou pontos de retenção, entre o trecho embaixo do Viaduto do Guará e o Cruzeiro. Os moradores de Brazlândia, Taguatinga e Ceilândia também tiveram problemas para chegar ao Plano Piloto pela Estrutural. Aliado às chuvas, um acidente provocou uma fila de carros de 8km de extensão na via. Depois das 9h, ainda havia pontos de lentidão entre o Jóquei Clube e o Viaduto Ayrton Senna.
A técnica de informática Gley-ce Kelly de Assis, 28 anos, usa a Estrutural todos os dias e contou que o tempo de viagem entre Ceilândia e o SIA, onde trabalha, é de 30 minutos. Ontem, no entanto, ela levou uma hora e meia. O engarrafamento, segundo ela, começou ainda na BR-070. ;As duas pistas da BR-070 deveriam ficar abertas em um único sentido no horário de pico, assim como ocorre na Estrutural.;
Um dos maiores problemas pode estar na malha viária atual do DF. ;As vias estão saturadas, não comportam o número de veículos e, naturalmente, já apresentam retenção. Com os acontecimentos inesperados, como acidentes e chuvas, os congestionamentos se agravam;, listou Nelson Leite Júnior. Para amenizar o problema, segundo o diretor, o Detran implementou o Programa de Intervenção e Fluidez no Trânsito, que tem feito ajustes em pontos de estrangulamento como o Eixo Monumental.
O professor de engenharia de tráfego da Universidade de Brasília (UnB) Paulo César Marques acredita que o alto número de carros é um dos causadores dos engarrafamentos. Segundo ele, às sextas-feiras, a quantidade de automóveis nas ruas tende a aumentar. ;Quando há o excesso de veículos, qualquer perturbação pode ocasionar reflexos em outras vias. Um acidente simples poderia ser resolvido com a remoção dos veículos. Mas isso não ocorre porque as equipes são reduzidas.;
Eu acho...
;O trânsito no Distrito Federal está horrível. E isso que estamos em época de férias de escolares. É muito carro para pouca estrada. Algumas obras, como a da EPTG (Estrada Parque Taguatinga), deixaram a desejar. Tanto na chegada da Octogonal quanto na de Taguatinga, a pista fica mais estreita e os engarrafamentos acabam acontecendo.;
Patrick Alves dos Santos, 20 anos, taxista, morador de Taguatinga