postado em 19/12/2011 07:45
Os moradores da 202 Norte tiveram uma surpresa desagradável no fim de semana. As imagens de Nossa Senhora e de São José no presépio da quadra do Plano Piloto amanheceram decapitadas no sábado. As pessoas que passaram pelo local ficaram revoltadas. A opinião prevalecente era de que havia sido um sinal de intolerância religiosa. As duas imagens de gesso tiveram as cabeças cortadas e levadas. Além disso, o que sobrou foi virado de costas para a rua.
De acordo com o dono da banca de jornais da 202 Norte, Robervan Arruda, 39 anos, o ato assustou os moradores. ;Saí daqui por volta das 19h30 da sexta-feira e estava tudo normal.
Se fosse vandalismo tinham quebrado. Já roubaram peças, mudaram de lugar, mas isso, nunca. Ainda viraram os santos de costas;, afirmou. Robervan trabalha no local há 12 anos e acredita que a presença de vários bares no comércio local explique a frequência de atos de vandalismo, mas não o caso do fim de semana.
O professor Nelson Santini Júnior, 58 anos, também não acredita que a ação tenha sido por acaso. ;O objetivo foi atacar as imagens, porque elas foram cirurgicamente cortadas;, argumenta. Para ele, independentemente da opção religiosa, é preciso cultivar uma cultura de paz e democracia. ;O Natal é uma comemoração de paz. Se fosse uma imagem de buda ou da simbologia egípcia eu também estaria revoltado. Ainda mais em um momento em que vários países sofrem com o fundamentalismo religioso ou a intolerância;, afirma.
A prefeitura da quadra instalou a decoração natalina no fim de novembro. Além do presépio, anjos iluminados, pisca-piscas e papais noéis também fazem parte da ornamentação da entrada da quadra. Há 15 anos os enfeites são colocados no local.
A aposentada Selma Ribeiro, 69 anos, compra e pinta as imagens há alguns deles. ;Não dá para engolir uma ação dessas. Temos pressa para colocar outras;, conta.
Os moradores também tinham o hábito de passar por lá para rezar e se reunir nas proximidades para conversar. Mas a quadra não deve ficar muito tempo com as imagens decapitadas. O prefeito, Hajime Habe, tratou de resolver o problema logo. ;Mandei comprar outras peças mais bonitas, para começarmos bem 2012;, disse. Outra providência tomada foi acrescentar um vaso de pimentas no presépio. ;Tira o mau-olhado.;