O número de atrasos nos terminais aéreos de todo o país devido ao aumento da demanda durante a época de fim de ano é agravada pelas chuvasem Brasília, onde está o segundo mais movimentado aeroporto de conexões no Brasil. Dos 128 vôos previstos para sair do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek até as 16h30 desta segunda-feira (19/12), 16 estão atrasados, o que equivale a 12,5% do total. Outros sete vôos foram cancelados devido às chuvas.
De acordo com as duas maiores companhias aéreas, Gol e TAM, o número não foge do esperado para esta época do ano. Segundo a Gol, muitos dos cancelamentos e atrasos são previstos e os passageiros avisados com antecedência. Ambas as companhias divulgaram recomendações para que os clientes evitem transtornos. Entre as dicas para quem viaja no período, estão o check-in antecipado pela internet ou nos guichês de auto-atendimento disponibilizados nos aeroportos.
Segundo estimativas da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), o aeroporto de Brasília deve receber um número de passageiros 13% maior em relação ao mesmo mês do ano passado. Em dezembro de 2010, 14,3 milhões passageiros embarcaram no local. De acordo com a empresa aérea, a expectativa é de que o dia que antecede o Natal (23/12) seja o mais movimentado deste ano.
Paralisação
A possibilidade de greve geral dos 15 mil funcionários de diversos aeroportos do país agrava ainda mais a situação para quem viaja no fim do ano. Os trabalhadores da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil (Fentact) prometem paralisar as atividades no próximo dia 22. A categoria alega que os empresários não querem atender à principal reivindicação, que é o reajuste de 10% dos salários.
Segundo a assessoria de imprensa da Fentact, os líderes da confederação estão em Brasília, em reunião, na tarde desta segunda-feira, no Tribunal Superior do Trabalho (TST) para decidir o rumo da paralisação.
[SAIBAMAIS]Chuvas
O mau tempo deve continuar agravando a situação de atraso dos vôos até depois do Natal. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a tendência é que as chuvas não parem até o ano novo no Distrito Federal. Até as 9h de hoje, há 12 dias do fim do mês, o Inmet divulgou que 90% de toda a chuva prevista para dezembro em Brasília já caiu. A previsão para o mês era de 246 milímetros. Até agora, 221 milímetros já foram registrados.