postado em 20/12/2011 08:15
Um acidente envolvendo dois ônibus e um caminhão carregado de cimento pré-moldado parou parte da Via S1 do Eixo Monumental, por volta das 16h30 de ontem, ao lado da plataforma inferior da Rodoviária do Plano Piloto. O choque entre os três veículos deixou 22 pessoas feridas, segundo o Corpo de Bombeiros. Uma mulher, passageira de um dos coletivos, teve uma parada cardíaca no local, mas logo foi reanimada. Dezesseis vítimas foram levadas para o Hospital de Base (HBDF), enquanto as outras seis, para o Hospital Regional da Asa Norte (Hran). A maioria teve apenas ferimentos leves e, segundo o major do Corpo de Bombeiros, Adriano Lacerda, nenhuma corre risco de morte. Cinco dos seis passageiros dos coletivos receberam alta do Hran quase duas horas após a colisão.
O episódio causou tumulto no trânsito da região. O trecho em que ocorreu o acidente ficou totalmente interditado. Os motoristas que trafegavam no sentido Esplanada dos Ministérios precisaram desviar para o Eixão Sul. Cerca de 40 minutos depois, três faixas da esquerda da Via S1 foram liberadas para dar passagem à grande quantidade de veículos. Os carros envolvidos nas colisões foram retirados após as análises dos peritos da Polícia Civil do DF, por volta das 18h30. A pista ficou tomada por combustível e passou por limpeza. Muitos curiosos pararam para observar a cena. Equipes da Polícia Militar isolaram a área. Além de seis viaturas do Corpo de Bombeiros, duas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ajudaram no socorro.
De acordo com o major Adriano Lacerda, o motorista do caminhão (GPM-0730/GO) teria perdido o controle do freio momentos antes do acidente. ;Inicialmente, ele teria atropelado uma pessoa na faixa de pedestre e, depois, colidido com os dois ônibus;, explicou o militar. No entanto, segundo o Corpo de Bombeiros e os hospitais que atenderam os feridos, nenhuma das vítimas informou ter sido atropelada.
O condutor do caminhão, pertencente à empresa JCT Guindastes, disse que ocorreu uma pane mecânica. ;Foi uma falha no freio;, pontuou o homem, que não quis dar detalhes nem se identificar. Ele saiu ileso. A JCT Guindastes foi contatada pelo Correio, mas não atendeu às ligações.
De acordo com um dos passageiros do ônibus da Viação Pioneira ; que seguia para a M Norte, em Taguatinga, com aproximadamente 25 pessoas ;, o motorista do caminhão teria avançado o sinal vermelho, quando trafegava sentido Esplanada. ;O semáforo fechou, dando vez aos pedestres. Nesse momento, o caminhão vinha sem freio e o homem que dirigia gritava para que todos que estavam atravessando a pista saíssem da frente. Muita gente conseguiu sair, menos um homem. Como o sinal estava aberto para os carros que saíam da rodoviária, o ônibus que eu estava seguiu e o outro, também. Foi quando ocorreram as colisões. O motorista do caminhão quis até fugir, mas não conseguiu. Ele estava com mais dois colegas;, descreveu Gedeião Amorim, 50 anos, que estava acompanhado do filho, Paulo Henrique Rodrigues Amorim, 20. Os dois não precisaram ser levados para o hospital. O caso está sob investigação de policiais civis da 5; Delegacia de Polícia (Área Central).