postado em 21/12/2011 07:02
O Governo do Distrito Federal (GDF) divulgou na terça-feira (20) seu Plano Estratégico, que serviu de base para o trabalho executado ao longo de 2011 e para o que será feito nos próximos três anos. A apresentação foi conduzida pelo governador Agnelo Queiroz (PT), na residência oficial de Águas Claras, durante a última reunião do ano com o secretariado. Cada um dos mais de 30 secretários e presidentes de empresas públicas recebeu uma cópia da publicação.
De acordo com o governador, o plano indica os caminhos que o GDF vai trilhar. A linha de ação de cada área, por exemplo, terá como base as diretrizes do plano. ;O que foi e será feito tem de estar em sintonia com o planejamento estratégico que estabelecemos este ano. O governo tem prioridades, metas, objetivos claros, e isso vai ser cruzado com a ação que cada área tem feito para ver se está indo conforme o planejamento do governo;, comentou Agnelo.
O Plano Estratégico foi elaborado ao longo de 2011. As prioridades foram definidas por meio do programa de Orçamento Participativo, de audiências públicas e da ouvidoria, para ter acesso aos anseios da comunidade. Com base nisso, ocorreram reuniões internas de gestores, secretários e com o governador. ;De todas as propostas, foram escolhidas as prioritárias, em que o governo, como um todo, tem o comprometimento de tornar realidade;, explicou o secretário de Governo, Paulo Tadeu.
O documento segue sete eixos fundamentais de prioridades (veja quadro). De acordo com Paulo Tadeu, a maior parte das ações definidas já começou a ser executada já em 2011. Exemplos disso são o Programa Distrital de Resíduos Sólidos, lançado ontem de manhã, e várias ações na área de saúde pública (veja matérias nesta página). ;A inauguração da primeira clínica da família, hoje (ontem), termina o ano sinalizando que em 2012 faremos mais e a população verá que nosso compromisso com a saúde será cumprido;, avisou o governador.
Entre as ações que já foram iniciadas em 2011 estão projetos como o das ciclovias, o do veículo leve sobre trilhos (VLT) e a implantação de corredores de transporte coletivo. Nesse último caso, por meio do perfil oficial no microblog Twitter, o GDF anunciou ontem que a primeira faixa exclusiva para ônibus de Brasília, na Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB), começa a funcionar em 27 de dezembro. Segundo o post, ela vai beneficiar uma região de 415 mil habitantes.
Avaliação
O encontro serviu também para que os secretários apresentassem ao chefe do Executivo os avanços ao longo do ano e que rumos serão seguidos em 2012. A reunião durou mais de quatro horas. ;O objetivo é fazer uma avaliação deste ano. Os secretários vão apresentar tudo o que foi feito, o que cada um cumpriu, o que deixou de cumprir, que dificuldades encontrou e quais são as metas imediatas. É um balanço normal de um governo que quer aperfeiçoar, melhorar a sua qualidade e velocidade. É uma reunião de avaliação de fim de ano. É coisa que eu venho fazendo periodicamente;, explicou o governador. A última dessas reuniões foi realizada no fim de novembro, quando Agnelo cobrou agilidade nos trabalhos a serem executados até o término do ano.
O governo tem prioridades, metas, objetivos claros, e isso vai ser cruzado com a ação que cada área tem feito para ver se está indo conforme o planejamento do governo"
Agnelo Queiroz, governador do DF
De olho no futuro
; GDF lança plano estratégico e elenca prioridades para os próximos anos. O programa foi construído em sete eixos prioritários:
; Gestão; Saúde; Qualidade de Vida; Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia; Combate à Extrema Pobreza; Desenvolvimento Econômico; e Segurança.
Alguns projetos
; Saúde da Família: implementar a atenção primária à saúde
do DF com ênfase na expansão e qualificação de estratégia
de Saúde da Família.
; Programa de Modernização da Infraestrutura Pública de Saúde: construir, ampliar e reformar unidades de atenção especializada em saúde; construir hospitais, implantar UPAS; construir, ampliar e reformar unidades de atenção à saúde mental.
; Centros olímpicos: construir e fazer funcionar centros olímpicos nas várias cidades do Distrito Federal.
; Complexo Ayrton Senna: reurbanizar as áreas adjacentes ao Estádio Nacional de Brasília; reformar o Ginásio Nilson Nelson; reformar o Autódromo de Brasília; modernizar o Ginásio
Cláudio Coutinho; revitalizar o Parque Aquático.
; Futebol Amador: apoiar as competições nas várias cidades do Distrito Federal.
; Corredores de Transporte Coletivo: implantar os corredores de transporte coletivo.
; Metrô: ampliar a Linha 1 do metrô em Samambaia, em Ceilândia e na Asa Norte. Concluir as estações da Linha 1 do metrô na Asa Sul.
; Plano de Gestão de Resíduos Sólidos: implantar modelo articulado de coleta, tratamento e disposição final dos resíduos sólidos gerados pela população do Distrito Federal.
; Iluminação do Eixo Monumental: modernizar a iluminação da via e a iluminação dos monumentos existentes nela.
; Torre Digital: construir a Torre Digital de Brasília, que irá transmitir o sistema de TV Digital para todo DF.
; Educação Integral na 1; Infância: implantar, em todas as cidades do DF, Centros de Educação da 1; Infância destinados ao atendimento de crianças de zero a cinco anos.
; DF Alfabetizado: tornar o Distrito Federal um território alfabetizado.
; Educação em Tempo Integral: garantir aos estudantes da Rede Pública de Ensino do DF acesso, permanência e qualidade na educação em tempo integral.
; Brasília, Capital de Grandes Eventos: fomentar a elaboração de novos produtos e serviços turísticos em Brasília.