postado em 21/12/2011 18:02
A taxa de desemprego no Distrito Federal em novembro foi de 11,9%. É a menor registrada desde 1992, ano do início da série histórica da Pesquisa Emprego e Desemprego (PED), realizada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Isso significa um contingente de 168 mil desempregados em Brasília e regiões administrativas.
No último mês, os principais setores de atividade responsáveis pela criação de vagas foram a administração pública, com 9 mil novos postos, e serviços, com 3 mil. A indústria, a construção civil e o comércio tiveram resultados negativos, respectivamente com perda de e 4 mil, 3 mil e 4 mil postos.
O Dieese acredita que o aumento no número de postos no serviço público tenha relação com ajustes no funcionalismo, uma vez que está terminando o ano de transição dos governos federal e local. No caso do comércio deve haver melhora da situação do setor na pesquisa de dezembro, em razão das contratações de fim de ano.
A taxa média de desemprego das sete regiões metropolitanas pesquisadas pela PED ficou em 9,7%, pela primeira vez abaixo de 10%. Além do DF, são pesquisados os mercados de São Paulo, Porto Alegre, Recife, Belo Horizonte, Fortaleza e Salvador.