postado em 23/12/2011 08:01
As próximas horas serão de lojas cheias e muita correria para os consumidores atrasados. O comércio local, com equipe de vendedores reforçada e estoques carregados, espera o melhor dia do ano em termos de faturamento nesta sexta-feira. Hoje, os shoppings ficarão abertos até mais tarde para fisgar os retardatários. Alguns fecharão as portas às 23h e outros, somente à meia-noite. Amanhã, véspera de Natal, a maioria dos centros comerciais funcionará entre 9h e 17h.
Os comerciantes apostam no potencial dos clientes que deixaram as compras para a última hora e naqueles que voltarão às lojas para levar mais presentes. O Sindicato do Comércio Varejista do Distrito Federal (Sindivarejista-DF) estima que entre ontem e amanhã cerca de 1,5 milhão de pessoas percorrerão os corredores dos shoppings. O cálculo leva em consideração o movimento observado nos últimos dias nos 15 principais centros comerciais do DF.
Com os horários especiais, há shoppings da cidade que chegam a receber mais de 100 mil clientes por dia neste época do ano. Os estabelecimentos investiram, de acordo com o Sindivarejista-DF, R$ 8 milhões em decoração natalina e promoções que incluem sorteios de brindes e carros. Desde o início do mês, os brasilienses estão enchendo as sacolas, contrariando as previsões pessimistas feitas pelo comércio. Esta semana, entrou na conta dos trabalhadores a segunda parcela do 13; salário.
Surpresas
Levantamento do Instituto Fecomércio-DF estipulou aumento médio nas vendas de 6,32%, metade do estimado no fim de 2010. Ontem, diante do bom movimento observado nas lojas, o Sindivarejista-DF divulgou previsão de alta na ordem de 7,5%. Há segmentos que podem surpreender e atingir um percentual de 15%, como o de eletrodomésticos e eletroeletrônicos. A venda de fogões, geladeiras, computadores, televisões e celulares têm apresentado desempenho acima da média.
O presidente do Sindivarejista-DF, Antônio Augusto de Moraes, reforçou que 23 de dezembro costuma ser o dia de recorde nas vendas. ;É, sem dúvida, o dia de maior movimento no ano;, disse. A redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para a chamada linha branca de eletrodomésticos, acrescentou ele, provocou ;problemas pontuais de estoque;. ;Alguns modelos de geladeiras e televisões não estão sendo mais encontrados nas lojas;, exemplificou.
Moraes informou que os centros comerciais deverão atender, hoje e amanhã, os clientes que estiverem nas lojas no momento do fechamento dos shoppings. Ele lembrou ainda que a temporada de troca de presentes começa na segunda-feira, o que deve manter o movimento em alta ao longo da próxima semana, apesar do período de férias. O comércio também funcionará em horários especiais em 31 de dezembro e 1; de janeiro.
Cartões de crédito são usados em 74% das transações do comércio no Natal, ainda segundo o sindicato do setor. Em algumas lojas, eles respondem até a 85% do faturamento. Em seguida, as formas de pagamento mais usadas pelos consumidores são dinheiro (12%), compras a prazo (8%) e, em último lugar, os cheques (6%). A orientação para quem pagar à vista é negociar descontos com os comerciantes. Os que preferirem parcelar o valor total devem tentar ao máximo fugir dos juros.