Cidades

Visitantes dos parques da Asa Norte e Sul protestam com árvore de garrafas

postado em 24/12/2011 12:37
O ato é uma forma de protesto para a preservação das nascentes dos locais

Usuários dos parques Olhos D;Água, na Asa Norte, e de Uso Múltiplo da Asa Sul, na Quadra 614, se moblizaram para montar duas árvores de Natal simbólicas nestas quinta e sexta-feira (23 e 24/12). Feitas de garrafa pet, elas estão posicionadas na entrada de cada parque. O ato é uma forma de protesto para a preservação das nascentes dos locais. O material foi recolhido por voluntários em setembro.

Um abaixo assinado com 15 mil adesões pede, principalmente, a ampliação e a inclusão das nascentes no Olhos Dágua e, na Asa Sul, o desejo é que um terreno, localizado ao lado do parque, seja reposicionado. Segundo o o advogado Ricardo Montalvão, presidente da Associação Brasiliense de Qualidade de Vida (Abravida), ele está recuado 70 metros em relação à L2 Sul. "Queremos que ele fique rente à avenida. Assim, a nascente que fica no lote será preservada. Não terá nenhum custo para o governo. Seriam nossos presentes de Natal", explica.

Entre os pedidos estão ainda a eliminação do mau cheiro das Estações de Tratamento de Esgoto na Asa Norte, a construção de rede pluvial independente para proteger o Córrego Olhos D;água e a criação de corredores ecológicos para que os usuários dos parques acessem o Lago Paranoá. "Queremos muito que esse decreto não demore a sair. Só dessa forma nossas nascentes serão protegidas", pede Montalvão.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação