postado em 26/12/2011 11:40
A expansão do comércio continuará calçada pela alta renda da população de Brasília, que possui o maior PIB per capita do país. Na avaliação de Daniel Isaías de Carvalho, professor de ciências contábeis da Upis ; Faculdades Integradas, dificilmente haverá uma mudança no quadro atual de distribuição da renda entre os moradores da cidade. Com isso, os altos salários dos servidores públicos continuarão financiando grande parte do movimento no comércio. ;Por isso, é provável que tanto os serviços quanto as vendas no varejo sigam se desenvolvendo fortemente. É uma necessidade local, mais do que uma estratégia comercial;, acredita.O economista da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF) José Eustáquio também prevê que o quadro de funcionários dos governos distrital e federal siga se ampliando, abrindo cada vez mais espaço para o segmento de luxo. ;Cada vez menos será preciso viajar. Está tudo aqui, pertinho, agora, na mão;, afirma.
[SAIBAMAIS]Dona de quatro franquias de uma empresa especializada em cosméticos, a empresária Angela Chavier, 53 anos, está no mercado da capital federal há 18 anos. Voltada para o público das classes A, B e C, ela conta que a variedade de produtos aumentou, assim como a procura por itens de beleza. ;Só nos últimos cinco anos, registramos crescimento de 20% a 35% nas vendas. Metade das lojas fica em shoppings, onde o retorno é muito bom;, comenta.
Facilidades
Para a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), o Distrito Federal, como um todo, é desejado pelos empresários. ;Não há crise que atinja a cidade, blindada pelos servidores e a garantia de que eles têm de receber o salário. Isso sustenta o comércio também nas demais regiões administrativas. Elas estão crescendo, a renda vem se elevando de forma promissora;, afirma o presidente da associação, Nabil Sahyoun.
Na lista de novos empreendimentos, estão shoppings a serem erguidos em cidades como Águas Claras e Ceilândia e também em municípios do Entorno, por exemplo Águas Lindas, Luziânia e Alexânia. ;As pessoas buscam o conforto, em todas as classes. Ter ar-condicionado e um ambiente bonito favorece as vendas. Dá tranquilidade às pessoas, não existe classe social que não queira isso. É justamente por esse motivo que a tendência é dispor cada vez mais dessas facilidades;, diz o representante dos shoppings.