Cidades

Testes de faixas exclusivas para o transporte coletivo na EPNB começam hoje

Adriana Bernardes
postado em 27/12/2011 07:20
Carros e motos no corredor de ônibus: em breve, multa
Uma iniciativa concreta de priorizar o transporte coletivo de passageiros em detrimento do individual será testada a partir de hoje no Distrito Federal. Os ônibus que passam pela Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB) terão uma faixa exclusiva para circular e os demais veículos estão proibidos de trafegar por ela.

Na tarde de ontem, funcionários do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) concluíam a sinalização da via e a instalação dos OCRs, equipamentos com câmera que vão flagrar e multar os donos de qualquer veículo que não seja ônibus circulando na área destinada aos coletivos. Desde a última sexta-feira, servidores do órgão distribuem panfletos alertando os condutores sobre a mudança. ;Por enquanto, os motoristas não serão multados. No primeiro momento, vamos conscientizá-los da mudança e promover a educação;, explicou o superintendente de trânsito do DER, Murilo de Melo Santos. A expectativa do governo é de que 40 mil usuários do transporte público sejam beneficiados. A medida vai atingir moradores de Taguatinga, Samambaia, Riacho Fundo 1 e 2, Núcleo Bandeirante, Arniqueiras, Águas Claras, Santa Maria, Gama e de parte do Entorno. A principal vantagem para eles será a redução estimada do tempo de viagem em 20 minutos por dia.

Ainda não há previsão de quando os condutores que desrespeitarem a proibição de circular na faixa dos ônibus serão multados. Mas, segundo Murilo de Melo, antes de isso ocorrer, a decisão será amplamente divulgada e não pegará ninguém de surpresa. ;Priorizar o transporte coletivo é um programa do governador Agnelo Queiroz. Esse é apenas o primeiro trecho. A meta é ampliar e levar também para outras rodovias;, disse. A faixa exclusiva vai começar embaixo do viaduto do Pistão Sul de Taguatinga e terminará na altura do Sesi, num trecho de 8km. No entanto, a meta é ampliar a pista até o trecho em frente ao Zoológico de Brasília.


Opinião do internauta

Leitores do Correio comentam a reportagem sobre os acidentes com mortes no Eixão:

Emanoel Lima
;Quando exigimos mureta no Eixão, não é especificamente para o caso da fatalidade ocorrida, mas sim para nos proteger de alguns motoristas imprudentes, irresponsáveis que usam o Eixão como autódromo. Além disso, impediria a passagem de pedestres de forma perigosa.;

Alan Cardeque
;Deviam investir, ao menos, 0,05% do que se arrecada com multas, taxas e impostos veiculares, para a educação no trânsito. Mureta, pardal e multa não irão findar esse problema. Precisamos é de fiscalização rotineira, inspeções veiculares e reeducação da população.;

João Anacleto
;O Eixão é bonito do jeito que foi projetado. Pedalo nele todos os domingos e feriados e o que precisa mudar são os motoristas, respeitando as velocidades das vias não só nos eixos. Falta educação e respeito ao próximo.;

Ivam Melo
;Sem hipocrisia, por favor. Sempre haverá acidentes, seja no Eixão ou em qualquer outra via, com ou sem muretas, com ou sem pardais, etc. Enquanto houver envolvimento do fator humano (sono, bebida, distração, celular, conversa, cigarro), existirão acidentes. Simples assim.;

Emanoel Lima
;As autoridades estão mais preocupadas com o tombamento (arquitetura) da cidade do que com o tombamento (morte) das pessoas. Muretas, pardais e redutores de velocidade urgentemente no Eixão. Basta de mortes!”

Gilmar Oliveira
Tudo bem que as pistas do DF estão mal sinalizadas, mas a culpa de tantos acidentes é dos próprios motoristas. Só quem dirige sabe o tanto de pessoas despreparadas, sem a menor noção de trânsito, que dirigem do DF. Antes de se preocuparem com sinalização de pardais, é preciso se preocupar em como ensinar os motoristas a dirigirem com mais atenção.;

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