postado em 27/12/2011 22:50
Os metroviártios do Distrito Federal decidiram manter a greve iniciada há 16 dias, completados nesta terça-feira (27/12). De acordo com o diretor do Sindicato dos Metroviários do DF Luciano Costa, a assembleia que terminou por volta das 21h45 reuniu quase 400 pessoas, sendo uma das mais cheias do movimento. Ele explicou que a greve permanece porque a categoria ainda não recebeu uma proposta da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal.
"No início da semana, a gente entrou em contato com o Ministério Público do Trabalho pedindo uma audiência para procurar a empresa com intenção de abrir um canal de negociação. Ela não respondeu oficialmente. Apenas comunicou por e-mail com uma carta que não altera em nada o que havia dito anteriormente", afirma.
Ainda segundo o diretor do Sindmetrô, a empresa teria pedido ao Tribunal Regional do Trabalho para reavaliar a porcentagem de funcionamento que a categoria deve respeitar, levando em conta as festividades de fim de ano. Portanto, o sindicato tem até a próxima sexta-feira para apresentar defesa.
Os metroviários reivindicam o cumprimento do acordo coletivo firmado em abril deste ano com o GDF e melhorias dos benefícios. A categoria afirma que não tem gratificações e se queixa por receber benefícios menores do que os pagos aos funcionários de outras empresas públicas do DF.
Segundo o sindicato, quase 95% da categoria está parada. O metrô está funcionando com nove trens nos horários de pico e seis nos horários com menor movimento.