postado em 29/12/2011 07:32
Quem passar o réveillon em Brasília precisará adaptar-se aos horários alternativos do comércio, dos parques e até mesmo do transporte público para organizar a programação do fim de semana. Restaurantes, supermercados e hospitais também acompanham o esquema de plantão e funcionam em horários diferenciados em virtude da festa de ano-novo.Na Esplanada dos Ministérios, a montagem dos palcos e das tendas está em ritmo acelerado. Restam menos de dois dias para esgotar o prazo da montagem de toda a estrutura da festa. O Governo do Distrito Federal (GDF), por sua vez, já desenhou praticamente todo o esquema de segurança. Serão 1.300 homens trabalhando na virada. Fazem parte desse número as equipes de policiais militares, civis, bombeiros e de fiscalização do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF).
No palco central, quem for à festa poderá acompanhar os shows da banda Móveis Coloniais de Acaju, Natiruts, Arlindo Cruz, Bateria Nota Show, Pedro Paulo & Mateus e João Bosco & Vinícius. As apresentações musicais começam às 20h20 e só terminam às 3h do dia seguinte. Além disso, está programada uma queima de fogos, à meia-noite, com duração de 25 minutos.
Próximo ao palco principal, haverá um lounge, um camarote VIP restrito aos convidados do GDF, além de áreas exclusivas para imprensa, idosos e portadores de deficiência. Caso chova, esses espaços servirão também como abrigo.
Os ambulantes que estiverem credenciados para o evento ficarão dispostos em 12 tendas exclusivas para o comércio de comidas e bebidas durante o réveillon. À disposição da população, também foram instalados 160 banheiros, espalhados desde a área que vai da altura da Catedral até o Ministério da Saúde. Torres de monitoramento serão ocupadas pela Polícia Militar e outras tendas darão espaço para que se ofereçam outros serviços, como da Vara da Infância e da Juventude, dos postos médicos e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Transporte público
Durante a tarde do dia 31, o trânsito no Eixo Monumental vai sofrer gradativas alterações até ser completamente interrompido nos dois sentidos. A princípio, três faixas de cada lado serão fechadas, pontualmente às 15h. As outras pistas serão interditadas aos poucos, pelo pessoal do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans). Já o Eixão será fechado no feriado, das 8h às 18h, para o trânsito de veículos.
A proposta do metrô de esticar os horários na virada e assim atender à população que for à festa não vingou. Em virtude da greve dos metroviários, foi preciso ajustar os planos. No sábado, dia 30, o funcionamento segue até as 19h. Em 1; de janeiro, os trens não vão circular. Usuários de ônibus deverão se ater aos horários regulares para o fim de semana, que não foram alterados.