Helena Mader
postado em 31/12/2011 08:00
Os brasilienses e turistas que vão passar a virada do ano na Esplanada dos Ministérios não poderão usar o metrô para chegar à festa, mas terão à disposição 390 ônibus, que circularão entre todas as cidades do DF e a área central, entre o fim da tarde de hoje e a madrugada de amanhã. Como os metroviários estão em greve, o governo dobrou o número de coletivos para evitar transtornos na volta para casa. A expectativa é que 50 mil pessoas passem pela Esplanada para ver os fogos de artifício e acompanhar os shows das atrações locais e nacionais que vão se apresentar no local.A Polícia Militar organizou um esquema especial de segurança para evitar ocorrências de roubos e furtos e controlar o vaivém do público ao longo das comemorações. Ao todo, 1,3 mil PMs vão circular pela Esplanada, pela região da Torre de Televisão e pelos setores hoteleiros e de Autarquias, onde muitos motoristas vão estacionar os carros. Os policiais farão uma linha de revista para abordar as pessoas que chegam ao evento. O objetivo é identificar porte de armas ou objetos cortantes e, assim, aumentar a segurança do réveillon.
O comandante do 6; Batalhão de Polícia Militar, coronel Maurício Rezende Gouvêa, afirma que os integrantes da corporação vão controlar a circulação de pessoas durante os shows e também monitorar os estacionamentos, para coibir o roubo de carros. ;As pessoas podem estacionar com tranquilidade, porque teremos 80 viaturas, além da cavalaria e dos policiais em motos, para controlar essas áreas;, assegura.
O coronel Maurício Rezende Gouvêa aconselha: ;Joias, relógios caros, nossa recomendação é que nada disso seja levado. Também orientamos as pessoas a não usarem os bolsos de trás da roupa, porque isso facilita o furto de objetos, como carteiras e celulares;. Os policiais vão proibir a circulação com garrafas de vidro e outros materiais cortantes ou perfurantes, como espetos de churrasco.
O comandante do Batalhão de Trânsito da PM, tenente-coronel Jorge Cronemberger, avisa: ;Vamos fazer a operação álcool zero para flagrar condutores embriagados, tanto na região da Esplanada dos Ministérios quanto nas imediações dos clubes, onde haverá festas de réveillon;, avisa. As blitzes contarão com o apoio do Batalhão de Polícia Rodoviária.
Ao fim dos shows, por volta das 2h30 de amanhã, os policiais militares acompanharão o fluxo de pessoas até a Rodoviária ou aos estacionamentos. O governo garante que não haverá confusão, apesar da greve dos metroviários. O diretor Técnico do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), Lúcio Lima, diz que a determinação do GDF é evitar transtornos na volta para casa. ;Com 200 ônibus a mais, além dos 190 que normalmente circulam a partir das 19h aos sábados, vamos atender todo o público que vai assistir aos shows, especialmente os moradores de cidades como Ceilândia, Taguatinga, Samambaia e Guará, normalmente atendidos pelo metrô.;
Turistas
Com a chegada do fim do ano, a cidade ficou cheia de turistas, que chegaram de outros estados para visitar familiares ou para passar a virada de 2012 na capital federal. Os parentes da estoquista maranhense Antônia dos Reis, 26 anos, vieram curtir o réveillon em Brasília e ficaram maravilhados com o tamanho da cidade. ;A gente está achando tudo muito diferente, tem muito prédio, ruas grandes;, descreve a estudante Isamara Pereira, 13. A anfitriã está na capital há dois meses e ficou feliz em receber os parentes. ;Resolvi aproveitar que a cidade está tranquila para trazer os parentes para visitar os pontos turísticos.;
A fisioterapeuta Letícia Gutierrez, 34 anos, e o arquiteto Alexandre Albuquerque, 43, moram em Juiz de Fora (MG) e também vieram passar alguns dias na cidade. Quem apresenta a capital aos visitantes e faz papel de guia é o tio de Letícia, o advogado Hélio José Ferreira de Almeida, 54 anos. ;Estivemos nos pontos turísticos mais famosos e em alguns que nem mesmo os moradores da cidade costumam frequentar;, contou o visitante, orgulhoso. O que ainda não está decidido é onde eles passarão a virada. A opção de ir à Esplanada não foi descartada. ;Ainda não sei como será feita essa mudança no trânsito. Estava viajando e ainda preciso me inteirar sobre como será isso;, completa Hélio.
Funcionamento
; Comércio
As lojas de rua funcionarão hoje até as 17h e amanhã ficarão fechadas.
; Feiras
Feira do Guará
Hoje: aberta das 8h às 18h. Fecha em 1; de janeiro.
Feira dos Importados
Hoje: abre às 8h e não tem horário determinado para fechar. Não funciona em 1; de janeiro.
; Shoppings
Hoje: abrem em horários variados e fecham no domingo. No dia 1;, a praça de alimentação funcionará em regime facultativo.
; Restaurantes, bares e lanchonetes
Cada estabelecimento determina o horário de funcionamento.
; Supermercados
Hoje, estarão fechados das 17h em diante. Também não abrem em 1; de janeiro.
; Delegacias
Regime de plantão: 24 horas.
; Detran
Postos de atendimento fechados hoje e amanhã.
; Hospitais
Escala de plantão igual à dos demais fins de semana. Centros de saúde ficam fechados. Os hospitais de emergência e a UPA funcionam normalmente, com plantão 24 horas.
; Complexo Cultural da República
A Biblioteca e o Museu Nacional não abrem hoje e amanhã.
; Parques
O Jardim Botânico fica fechado hoje e amanhã. O Parque Nacional e as piscinas da Água Mineral abrem normalmente hoje, das 8h às 16h. Em 1; de janeiro, não haverá expediente.
; Jardim Zoológico
Abre hoje, das 9h às 14h. Em 1; de janeiro, funciona das 13h às 17h. Durante o mês de janeiro, o parque não fechará às
segundas-feiras.
; Metrô
Hoje, vai operar até as 19h. Amanhã, os trens não circularão.
; Ônibus
Os horários seguem a tabela normal de funcionamento do fim de semana.
; Eixão do Lazer
O trânsito de veículos estará impedido somente no feriado, das 8h às 18h.