O Aeroporto Internacional de Brasília registra, nesta segunda-feira (2/1), o segundo maior número de vôos atrasados do país. Entre 0h e 15h, 52 voos - equivalente a 43.7% do total - das 119 aeronaves domésticas que circularam pelo local decolaram com um atraso superior a 30 minutos. O alto índice registrado nesta volta de fim de ano na capital do país só fica atrás do aeroporto Galeão no Rio de Janeiro que soma 63 atrasos, 51.2% do total de vôos programados. A única aeronave com destino internacional que saiu de Brasília nesta segunda-feira também decolou com atraso.
Até o momento, três vôos foram cancelados. Às 15h, cinco aviões com atraso ainda aguardavam a autorização para decolagem.
Segundo a Infraero, o motivo do alto número de atrasos é a má condição do tempo na cidade. O alto número de escalas e conexões para outros aeroportos também é apontada como fator relevante. Em todo o Brasil já foram registrados 361 atrasos, 20.7% dos 1747 vôos do dia. A Infraero identificou também 104 vôos cancelados até as 15h.