Cidades

Matrículas para rede pública de ensino começam hoje e terminam dia 13

Helena Mader
postado em 03/01/2012 13:41
Os alunos que vão ingressar na rede pública este ano e os estudantes que pretendem mudar de escola têm até o dia 13 próximo para procurar a escola e efetivar a matrícula. Quem não levar a documentação exigida dentro do prazo vai perder a vaga. Os alunos que já estavam no sistema público em 2011 e vão permanecer na mesma escola não precisam seguir esse procedimento. A expectativa da Secretaria de Educação é receber 35 mil novos estudantes em 2012. Além disso, 16 mil vão mudar de centro de ensino.

Para efetivar a matrícula, o aluno tem que procurar a escola onde vai estudar e levar uma série de documentos, como certidão de nascimento, comprovante de residência, duas fotos, declaração de transferência e cópia do cartão de vacina, no caso dos inscritos na educação infantil. Os maiores de idade têm que apresentar título de eleitor, e os responsáveis pelas crianças precisam levar à escola RG e CPF.

A coordenadora de Acompanhamento da Oferta Educacional da Secretaria de Educação, Raphaella Cantarino, explica que os estudantes que não procurarem a unidade de ensino até o dia 13 vão ficar fora da rede pública este ano. ;Desde a educação infantil até o Ensino para Jovens e Adultos (EJA), passando pela educação especial, todos os novos alunos têm que efetivar a matrícula;, orienta Raphaella. Segundo ela, a maior demanda é pelo ensino fundamental ; o único obrigatório por lei. ;Entre os novos, há alunos de outros estados que chegam a Brasília, mas, principalmente, estudantes da rede particular que querem migrar para o sistema público;, acrescenta a coordenadora de Acompanhamento da Oferta Educacional do DF.

Passe livre

Os alunos do Distrito Federal também precisam ficar atentos ao cadastro do passe livre estudantil. O Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) vai abrir 10 pontos de atendimento a partir da próxima segunda-feira.
Esses postos vão receber os novos estudantes e aqueles que necessitam atualizar o cadastro. O serviço estará disponível em cidades como Planaltina, Sobradinho, Taguatinga, Ceilândia, Samambaia, Gama e Plano Piloto. Hoje, há em Brasília 144.379 estudantes beneficiários do Passe Livre Estudantil.

O que levar

Confira os documentos que os estudantes deverão apresentar para efetivar a matrícula na rede pública. É preciso procurar a escola até o dia 13:
; Original e cópia da certidão de nascimento ou registro geral
; Duas fotos 3 x 4
; Comprovante de residência
; Cópia de cartão de vacina atualizado (para alunos da educação infantil)
; Especificação de tipo sanguíneo e fator RH
; Declaração provisória de transferência
; Histórico escolar (alunos do ensino fundamental e médio)
; Titulo de eleitor (alunos maiores de 18 anos)
; CPF (se necessário)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação