Cidades

Há mais de um ano população reclama de vala onde criança morreu afogada

postado em 09/01/2012 07:12

Vala com 2m de profundidade ameaça população há mais de um ano
Pouco mais de um ano de luta dos moradores do Engenho das Lajes, no Gama, não se mostrou suficiente para poupar a vida de um garoto de 6 anos. Jhone Vinícios Hilal de Almeida morreu ontem afogado em uma área alagada, de cerca de 2 metros de profundidade, às margens da BR-060, formada em decorrência da construção inacabada de um viaduto na estrada federal. Com o sistema deficiente de drenagem, a pista fica inundada a cada chuva. Os riscos obrigaram famílias a abandonarem as casas nas imediações. O Correio denuncia o perigo desde o fim do ano passado.

[SAIBAMAIS]O garoto havia decidido aproveitar o domingo com o que mais gostava de fazer. Avisou ao avô Isaías de Almeida, 49 anos, que sairia para andar de bicicleta e ganhou as ruas pouco movimentadas do Engenho das Lajes, pertencente ao Gama e distante 52km de Brasília. Ao meio-dia, os familiares sentiram falta de Jhone e, com a ajuda de vizinhos, começaram a procurá-lo. Após duas horas de buscas, um morador do local viu os chinelos do menino boiando no canteiro da rodovia, inundado pela tempestade de dois dias atrás.

Na mesma hora, o homem mergulhou na vala e resgatou o corpo de Jhone, sem vida. O avô da criança assistiu, incrédulo, à cena. ;Isso é uma obra malfeita. A poça é muito funda e se forma porque não tem sistema de escoamento. Ela só seca depois de uma semana sem chuva. Todo mundo sabia que um acidente acabaria acontecendo;, protestou Isaías.

Os parentes suspeitam que Jhone tenha deixado os chinelos caírem no buraco e acabou se afogando ao tentar buscá-los. O pai do menino, o pintor Jonathan da Silva de Almeida, 26 anos, pediu justiça. ;Um irresponsável deixou essa rodovia assim. A minha indignação não tem tamanho. Foi uma tragédia que poderia ter sido evitada. Quem vai se responsabilizar pelo que houve?;, questionou. A família de Jhone é natural de Marabá (PA). O garoto se mudou para o Engenho das Lajes com o pai e o avô há três anos. Extrovertido, gostava de ajudar os familiares em atividades agrícolas e começaria a cursar o 1; ano do ensino fundamental.

Descaso
A marginal de acesso à BR-060 fica intransitável a cada chuva. A pista passa ao lado de uma encosta e, segundo a comunidade, a água chega a 2 metros de altura, além de invadir as casas. ;Perdi televisão, camas e colchões. Agora, estou morando de favor. O descaso é muito grande;, contou Solange Rodrigues, 19 anos, cujo lote inundou no fim de 2011.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informou, por meio da assessoria de imprensa, que a licitação para os reparos foi concluída, e o material necessário, encomendado. Mas, segundo o órgão, o serviço ainda não começou porque depende da chegada do aparato solicitado. A 20; Delegacia de Polícia (Gama) investiga o caso.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação