Jornal Correio Braziliense

Cidades

Moradores do Novo Gama e de Brazlândia protestam por melhorias nas regiões


Duas manifestações por pedidos de reformas em vias importantes complicaram o trânsito no Novo Gama (GO) e em Brazlândia na manhã de ontem. No primeiro caso, moradores da cidade do Entorno interditaram, por mais de cinco horas, a GO-520, que liga o município a Brasília e aos bairros Boa Vista e Lago Azul. Cerca de 200 pessoas queimaram pneus, galhos, lixo e até mesmo um sofá para bloquear os dois sentidos da pista. Os manifestantes pediam reparos na pista, coberta por buracos. No segundo, moradores exigiram a duplicação da Rua 12 Norte, que liga Brazlândia à BR-080, e captação pluvial para o local.

No Novo Gama, a manifestação começou às 8h, na altura do Bairro Boa Vista 2. Moradores já protestaram pelos mesmos motivos, em março do ano passado. Em seguida, receberam a promessa de que as obras de duplicação e iluminação da GO-520 começariam em três meses. A licitação foi publicada em 27 de outubro, com orçamento previsto de R$ 8,8 milhões e prazo de 12 meses para conclusão da obra. Porém, até ontem, nada havia sido feito.

O diretor de obras rodoviárias da Agência Goiana de Transporte e Obras (Agetop), José Marcos de Freitas, afirmou que a ordem de serviço para a duplicação dos 5km da GO-520 foi assinada na última sexta-feira. ;A fase de burocracia foi concluída. Amanhã começa a operação tapa-buraco e a obra, e então não para mais;, garantiu.

Em Brazlândia, moradores fecharam o trecho residencial da Rua 12 Norte entre as 6h e as 18h, exibindo faixas, e fizeram churrasco às margens da pista. O fluxo de veículos grandes é intenso no local e, quando chove, moradores têm dificuldade de sair de casa, pois os automóveis jogam a lama acumulada no asfalto na calçada. De acordo com o administrador regional, Bolivar Rocha, o GDF autorizou as obras na Rua 12. Ele disse que será construída uma via duplicada ao lado da pista atual, e o tráfego pesado será desviado ao novo trecho. Ele afirmou que as obras terão início até o fim do primeiro semestre.