Cidades

Amigos se despedem de jovem atingido no trânsito por PM em clima de revolta

Cerca de 100 familiares e amigos de Fernando Cavalcante da Silva acompanharam o enterro do estudante morto por PM durante discussão de trânsito

postado em 17/01/2012 06:50
O enterro do estudante de gastronomia ocorreu ontem no Cemitério Campo da Esperança
Foi enterrado ontem à tarde o corpo de Fernando Cavalcante da Silva, 32 anos, morto por um policial militar na madrugada do último domingo, após uma briga de trânsito em uma das pistas marginais da Via Estrutural. Cerca de 100 familiares e amigos acompanharam, revoltados, o sepultamento no Cemitério Campo da Esperança. O irmão da vítima, João Paulo Cavalcante, 22, também atingido pelos disparos da pistola calibre .40 do PM, se recupera no Hospital Regional de Taguatinga (HRT). Gravações de comércio próximo ao local do crime mostram parte da discussão. O sargento Renato Campos, 34 anos, autor dos disparos, estava de férias e volta hoje ao trabalho.

Inconsoláveis, os familiares das vítimas pediram justiça durante o sepultamento. ;Ele era uma pessoa muito correta e justa. Jamais aceitaria que um crime como esse ficasse sem solução. Temos que lutar em nome dele;, disse Fernanda Gonçalves, 29 anos, ex-mulher de Fernando. O estudante de gastronomia morava em Vicente Pires e deixou dois filhos, de 5 e 9 anos. ;O Fernando foi até lá para proteger o João Paulo, que bateu no carro do PM. O policial disparou várias vezes, com a clara intenção de matar. Esperamos que ele seja afastado, pois é uma ameaça para a sociedade;, afirmou o advogado Marcos Cavalcante, parente das vítimas.

Fernando deixou dois filhos, de 5 e 9 anos
O pai dos dois jovens atingidos pelos disparos, Francisco João da Silva, 63 anos, não se conforma com a perda do filho mais velho. ;Essa cidade precisa de Justiça, de lei. Como um policial faz isso com um cidadão? É muita covardia. O meu filho era tranquilo, sem vícios.; Francisco informou que João Paulo passou por cirurgias e apresentou melhora no quadro de saúde. O jovem foi atingido nas pernas e no abdômen. Está internado no HRT. ;Ele está melhor. Conversa e consegue se mexer, mas reclama de muitas dores;, informou. A mulher de João Paulo está grávida.

Gravações
Um primo das vítimas, de 31 anos, presenciou a discussão e os disparos feitos pelo policial. O homem chegou ao local depois que João Paulo ligou para a mulher informando que havia batido no carro do policial militar. ;O Fernando estava em Águas Claras e também foi para o local. Chegamos juntos, e o clima já estava pesado entre o João Paulo e o policial. Tentamos acalmar a situação, mas não adiantou;, disse. Depois de matar Fernando e balear João Paulo, o sargento Renato Campos se apresentou espontaneamente à Polícia Civil e alegou legítima defesa. Ele foi liberado após prestar depoimento. As versões são apuradas pela 17; Delegacia de Polícia (Taguatinga Norte).

Imagens registradas por um dos estabelecimentos próximos ao local da morte de Fernando estão desfocadas e impossibilitam a identificação das pessoas. O que os registros mostram, às 4h04, são três pessoas em um suposto bate-boca. A polícia acredita que um deles, de roupa escura, seja Renato Campos.

Filmagem revela parte da discussão, apesar de desfocada e da difícil identificação dos envolvidos
As filmagens de um condomínio também podem ter registrado o momento dos disparos, mas as gravações não foram divulgadas. ;Estamos apurando o caso e vamos solicitar as imagens para ajudar nas investigações;, informou o delegado adjunto da 17; DP, Bruno Cunha.

Uma das câmeras pertence a um estabelecimento comercial

Perfil
Fernando Cavalcante da Silva, 32 anos
O estudante de gastronomia foi enterrado com uniforme de chefe de cozinha. Desde criança, a habilidade do menino em preparar alimentos e o gosto pela culinária chamavam a atenção da família. Apaixonado por cozinhar, tinha o sonho de construir o próprio restaurante. Há meses, conseguiu se matricular em uma instituição de ensino superior. Enquanto não concluía os estudos, atuava como corretor de imóveis e vendedor. Tudo para sustentar os dois filhos, Brendhow, 9 anos, e Eduardo, 5, nascidos do casamento com Fernanda Gonçalves, 29. Após a separação da primeira esposa, Fernando iniciou um novo relacionamento. Pensava em se casar em breve e havia começado a procurar apartamento. Fernando morava em Vicente Pires, em um lote onde o pai construiu três casas, para viver perto dos filhos. O estudante era ligado à família e, segundo os parentes, nunca havia demonstrado comportamento agressivo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação