Cidades

Levantamento mostra que cinco regiões são mais afetadas pelas quedas de luz

Flávia Maia
postado em 17/01/2012 06:14
Os constantes apagões registrados no ano passado levaram os consumidores a reclamarem mais dos serviços da Companhia Energética de Brasília (CEB). Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o total de queixas cresceu 31,12% em 2011 em comparação com 2010. No período analisado, 1.091 pessoas procuraram o órgão regulador porque o atendimento da distribuidora local não foi satisfatório. Em 2010, 832 usuários pediram providências à Aneel por conta da interrupção do serviço prestado pela CEB.

Das 31 regiões administrativas do Distrito Federal, cinco são mais afetadas pelos apagões: Taguatinga, Lago Norte, Asa Norte, Águas Claras e Ceilândia. Segundo levantamento da Aneel, somente nos primeiros dias deste ano, os moradores de Taguatinga ficaram, pelo menos, 3,35 horas, em média, sem o fornecimento de energia. Em Águas Claras, esse índice foi de 3,11. Ceilândia Norte e Sul vêm na sequência, com 3,03 (veja quadro).

Um dos motivos pelos quais os moradores dessas localidades ficam tanto tempo sem energia é o crescimento da demanda, desproporcional aos investimentos em distribuição de eletricidade ao longo dos anos. Para se ter ideia, em Ceilândia, um dos transformadores que deveria trabalhar com 50% da capacidade, para ter uma folga em caso de problema técnico, está operando com 107%, ou seja, ultrapassando o limite do equipamento e a cota de segurança. Em Águas Claras, esse índice já excedeu 41% em um dos equipamentos. Em Taguatinga, 33% da capacidade-padrão foram extrapolados.

Morador da QNM 38, de Taguatinga Norte, o vendedor Luciano Germano Raimundo, 44 anos, garante que os apagões na sua quadra são frequentes. Ele se mudou em dezembro do ano passado para o local e, desde então, contabilizou mais de cinco apagões, que começam geralmente às 18h e terminam depois das 23h. ;Aprendemos a jantar à luz de velas;, comentou. Indignado, o filho de Luciano, o estudante universitário Lucas Alves, 20 anos, procurou saber dos vizinhos se as reclamações eram recorrentes e a resposta foi positiva, o que o desanimou. ;Ligo na CEB e eles (os técnicos) sempre demoram de duas a cinco horas para resolver. Cada hora, alegam problemas diferentes;, desabafa.

Aparelhos queimados

Por sorte, Luciano nunca teve nenhum equipamento queimado. Mas não é sempre o que acontece. O técnico em eletrônica Samuel dos Reis, que trabalha na QI 29 do Lago Sul, diz que é comum clientes chegarem com aparelhos eletrônicos danificados por conta dos picos de energia no bairro nobre da capital do país. ;O problema é que, ao mesmo tempo que chegam pessoas com aparelhos queimados por conta do apagão, não consigo consertá-los porque aqui também vive sem energia;, conta.

A veterinária Rafaela Magrini, 26 anos, que trabalha na mesma quadra, diz que na semana passada foram dois apagões ; um que durou seis horas e outro, duas. Com medo de perder as vacinas dos animais, que custam em média R$ 55, ela colocou gelo dentro do refrigerador que conserva os medicamentos. ;Graças a Deus, não perdi nada. Mas é difícil trabalhar desse jeito;, ressaltou.

Como reclamar

O cliente deve ser restituído por eventuais prejuízos causados por falhas no fornecimento de energia elétrica. A legislação regulamenta apenas a indenização por danos em aparelhos elétricos. Perdas de mantimentos ou de renda devem ser questionadas na Justiça. O prazo para registrar pedido de reparação na empresa é de 90 dias corridos a contar da data da ocorrência. A distribuidora tem 15 dias para se posicionar a partir do pleito ou da realização da vistoria (que deve ser feita em até 10 dias, mas é opcional).


No limite

Águas Claras
Duração média individual de interrupções: 3,11 horas
A cidade tem dois transformadores que deveriam estar operando com 50% da capacidade.
Um está funcionando com 91% e outro com 72%.

Brasília Norte
Duração média individual de interrupções: 2,60 horas
A cidade tem quatro transformadores que deveriam operar com 65% da capacidade.
Os transformadores estão funcionando com 83%, 73%, 74% e 78%.

Ceilândia Norte
Duração média individual de interrupções: 3,03 horas
A cidade conta com dois transformadores que deveriam estar operando com 50% da capacidade.
Os transformadores operam com 107% e 76% de capacidade.

Taguatinga
Duração média individual de interrupções: 3,37 horas
A cidade possui dois transformadores que deveriam operar com 50% da capacidade.
Os dois transformadores estão funcionando com 83% e 82% de capacidade.

Fonte: Aneel e CEB, com dados referentes a 2012

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação