postado em 18/01/2012 20:02
Brasília acaba de ganhar mais um importante evento esportivo. A cidade abrirá o Circuito Mundial de Vôlei de Praia 2012. O anúncio foi feito nesta terça-feira (17/1) pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB). Esta será a quarta vez consecutiva que Brasília dá início ao torneio.;Recebemos a notícia com muito entusiasmo pela cidade. Já temos garantidos jogos de diversas modalidades. Além dos inúmeros benefícios que trarão para a economia e divulgação da Capital Federal, um dos grandes legados é o incentivo à prática de esportes;, disse o secretário-adjunto de Turismo do Distrito Federal, Geraldo Bentes.
Os jogos serão realizados durante o aniversário de 52 anos da capital do Brasil. A etapa feminina do circuito começará no dia 16 de abril; enquanto a masculina ocorrerá entre 17 e 22 do mesmo mês. Este ano, o campeonato terá maior número de torneios como parte do Grand Slam, que engloba competições que valem mais pontos para os jogadores. Os vencedores da temporada serão classificados para os Jogos Olímpicos de Londres, que ocorrerão entre 27 de julho e 12 de agosto. Ao todo serão 16 vagas olímpicas definidas por meio do circuito.
O Circuito terá, ao todo, 14 etapas. As outras partidas serão disputadas em Xangai e Pequim, na China; Moscou, na Rússia; Roma, na Itália; Stavanger, na Noruega; Gstaad, na Suíça; Berlim, na Alemanha; Klagenfurt, na Áustria; e Stare Jablonki, na Polônia. Para se tornar a sede da abertura, Brasília disputou com o Rio de Janeiro e acabou levando a melhor.
Em 2011, cerca de 4,5 mil pessoas acompanharam os jogos em Brasília, que, mais uma vez, foi a única cidade brasileira a integrar o circuito. Na ocasião, os jogadores não pouparam elogios à organização, infraestrutura e beleza da capital. A empolgação do público foi outro fator bastante elogiado pelos atletas que disputaram o título na Esplanada dos Ministérios. A expectativa é que a presença dos brasilienses e turistas seja ainda mais expressiva neste ano.
;A cidade toda já está em um clima bem interessante de expectativa por todas as competições que virão para cá. Acredito que de agora em diante seremos também a capital do esporte;, finaliza Bentes.
Além da Copa das Confederações, em 2013, e da Copa do Mundo, em 2014, Brasília também será sede de jogos da Copa América 2015 e de partidas de futebol das Olimpíadas de 2016.