postado em 18/01/2012 21:23
Para garantir a segurança da operação de destinação dos créditos do programa Nota Legal (que somam cerca de R$ 190 milhões) e dos dados dos usuários (aproximadamente 400 mil cadastrados), a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) bloqueou qualquer acesso à área restrita do sistema por meio de dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Esse bloqueio será mantido até o dia 15 de fevereiro, quando termina o prazo para que os cadastrados indiquem a forma como usarão seus créditos.É preciso destacar que smartphones e tablets podem ser acessados por meio de banda larga móvel, o que os torna mais suscetíveis a possíveis quebras de sigilo de senhas e dados pessoais. É dever do Estado zelar pela preservação dessas informações e garantir, ao maior número possível de pessoas, acesso seguro ao sistema.
Dessa forma, para preservar o interesse público e o bem comum, a Sefaz está adotando a mesma prática dos demais órgãos que têm a responsabilidade na guarda de informações pessoais e fiscais.
É importante ressaltar que a transferência de crédito está funcionando perfeitamente. Na manhã desta quarta-feira (18), quando foram disponibilizados mais dois servidores para atender a população, o horário de pico do sistema registrou 3,1 mil acessos simultâneos, número ainda aquém da capacidade limite na área restrita do sistema.