Cidades

Baixa em doações faz número de transplantes cair 4,7%

Roberta Machado
postado em 20/01/2012 06:35
Morador do Gama, Noé Pereira espera há seis anos por um rim. Ele precisa se submeter à hemodiálise
No Distrito Federal, 831 pessoas aguardam por um transplante. Mais da metade, ou 459 pacientes, espera por um rim. A demora para conseguir um novo órgão pode durar anos. Em 2011, 422 pessoas saíram da fila e se submeteram a um transplante. O número é 4,7% menor que o de 2010, quando foram feitos 443 procedimentos nas redes pública e particular de saúde. A queda, segundo a Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos (CNCDO), da Secretaria de Saúde, está relacionada à baixa nas doações de órgãos de pacientes com morte cerebral. No ano passado, foram 29 contra 42 no mesmo período anterior.

O número, que vinha subindo desde 2004, caiu 30% no ano passado e voltou ao mesmo patamar de 2009. A coordenadora da CNCDO, Daniela Salomão Pontes, estima que, entre os potenciais doadores que têm condições de ceder um órgão saudável, ao menos metade dos parentes negam o procedimento. ;As pessoas dizem que o paciente era contra a doação em vida ou tem motivos religiosos. Não podemos contra-argumentar. Só tentamos mostrar que amanhã essa pessoa pode estar do outro lado da fila e precisar de uma doação;, disse a médica. Para reverter esse quadro, a Secretaria de Saúde lançou, no fim do ano passado, uma campanha de incentivo a doações.

Um dos prejudicados pela resistência das famílias é o comerciário Noé Pereira da Silva, 37 anos, morador do Gama, que contraiu insuficiência renal crônica em 2004. Depois de passar dias internado e meses em tratamento, a função renal de Noé chegou a menos de 10%, quadro que exige a hemodiálise. Desde então, Noé faz duas horas diárias do tratamento, e espera por um transplante desde 2005.

Como não tem compatibilidade com nenhum parente, o comerciário depende da fila única da rede pública de saúde. Ele já foi chamado para avaliação quatro vezes, mas nunca conseguiu o rim disponível. ;Eles nos colocam num processo de avaliação para ver qual paciente recebe o rim e isso cria uma expectativa. A demanda é pouca. O que acontece é que a sociedade atrapalha um pouco o paciente.;

Atualmente, o índice do Distrito Federal é de 17 doações para cada milhão de habitantes. O número está acima da média nacional, de 10 por um milhão, mas nem sempre as doações são aproveitadas. Em alguns casos, o paciente em trauma grave não é mantido vivo por tempo suficiente para se cumprir o protocolo de retirada do órgão. ;A negativa das famílias está relacionada à questão de educação, que será muito difícil mudar. Seria mais importante a capacitação das pessoas para manutenção e agilidade do potencial doador, pois o Brasil não notifica metade dos possíveis doadores;, avaliou Francisco Neto de Assis, presidente da Associação Brasileira pela Doação de Órgãos e Tecidos.

Novas modalidades
O número de pessoas à espera de um órgão poderia ser ainda maior se muitos pacientes não fossem para outras cidades em busca de tratamento. No DF, não há estrutura para a retirada de alguns tecidos, como medula óssea, pâncreas e pulmão. Gradualmente, esse quadro tem mudado. Neste mês, dois procedimentos que não eram realizados havia quatro anos na capital do país foram feitos na rede particular: um transplante autólogo de medula óssea, no Hospital Santa Lúcia, e outro de fígado, no Hospital Brasília. O Instituto do Coração do Distrito Federal (Incor-DF) também recebeu sinal verde para fazer este último procedimento, ainda este ano.

Por enquanto, seis das cerca de 200 pessoas que precisam de um fígado na capital já foram transferidas para o cadastro local. Além do Incor, o Hospital Universitário de Brasília (HUB) começará ainda este ano a fazer transplante alogênico de medula, que depende de um doador. A unidade deve receber autorização do Ministério da Saúde nos próximos meses.

A iniciativa das redes pública e privada, segundo especialistas, é bem-vinda. ;Muitas vezes, o hospital é sobrecarregado com atendimentos de emergência, que ocupam leitos e impedem o desenvolvimento do sistema de transplantes;, explicou o José Medina Pestana, presidente da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO). Segundo ele, transplantes de rim, córnea, medula e fígado são necessários em todas as grandes cidades. Outras modalidades, como pulmão e intestino, por exemplo, são de alta complexidade e precisam de centros especializados.

Embora centenas de pessoas ainda aguardem um órgão no DF, a fila de espera por um rim caiu 5% no último ano em comparação com o mesmo período anterior. A de córnea, reduziu 22%. A de coração se mantém estável. Atualmente, pelo menos cinco pessoas aguardam pelo órgão. E nenhuma precisa de válvula cardíaca.

Substituição
Pessoas que perdem a função renal e estão à espera de um trasplante de rins têm de se submeter à hemodiálise. O tratamento substitui as funções do rim de forma artificial, ao filtrar as substâncias acumuladas no sangue que seriam normalmente eliminadas pelos rins. Um paciente geralmente passa por 12 horas de diálise semanais, e ainda precisa fazer exames regulares paras controlar os sintomas da doença e do tratamento.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação