Cidades

Delegacia de Polícia investiga pouso forçado de helicóptero próximo ao Pier

postado em 20/01/2012 07:17
Após o pouso, o helicóptero foi abandonado pelos ocupantes: aeronave será retirada na manhã de hoje
Um helicóptero modelo Robinson R44, prefixo PP-MOF, de Goiânia, com quatro ocupantes, fez um pouso de emergência ontem, por volta das 19h30, na margem do Lago Paranoá, ao lado do estacionamento do Pier 21. De acordo com o coronel Cláudio Goés, do Corpo de Bombeiros, as pessoas não tiveram nenhum ferimento e não precisaram ser resgatadas da aeronave. O piloto do helicóptero, Denis Rizoli Rosa, deixou o local logo depois da chegada dos bombeiros.

O Corpo de Bombeiros acionou o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), responsável pela realização de perícias. O perito chegou ao Pier 21 por volta das 21h, mas não quis se identificar ou dar qualquer declaração. O coronel Uberaci da Silva, do Cenipa, não revelou a identidade dos passageiros. Adiantou que, para pousar na região, o helicóptero precisaria de autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Às 21h45, chegou um grupo de peritos da Polícia Civil. Além dos especialistas, o acidente está sendo investigado pela 1; Delegacia de Polícia (Asa Sul), que abriu inquérito.

Embora não estivesse a serviço pela corporação, o capitão do Corpo de Bombeiros e piloto Jalson Rezende, que estava no local, cogitou a possiblidade de o problema ter sido provocado pelo excesso de peso. No entanto, a aeronave tem quatro lugares.

A empresária Cláudia Esteves, dona de uma academia na Vila do Tênis, chegava ao Pier 21 quando percebeu que a aeronave dava rasantes no local. ;Vi o helicóptero indo e vindo, entre o Porcão e a Vila do Tênis. Estava fazendo estripulias, dando rasantes;, conta a empresária.

O marceneiro Flávio Lord da Silva, 36 anos, disse que o helicóptero fez uma volta no shopping antes do acidente. ;Percebi que (o piloto) procurava um local para pousar. Flávio afirma que também assistiu a uma gravação do acidente, feita pelo celular de uma jovem no Pier 21. De acordo com as imagens, o helicóptero nem sequer atingiu 5m de altura antes de pousar às margens do Paranoá. O vídeo mostra também que o piloto fez um primeiro pouso, no estacionamento próximo ao restaurante Roadhouse Grill, e uma pessoa embarcou na aeronave.

O helicóptero modelo Robinson R44 é produzido pela empresa norte-americana Robinson Helicopter Company. De acordo com a página oficinal da empresa, o aparelho chega a custar mais de R$ 1 milhão.

Memória
7 de agosto de 2009
Um helicóptero da Polícia Civil cai no Setor de Garagens Oficiais, próximo ao Autódromo de Brasília. O copiloto e o piloto tiveram ferimentos leves nas pernas.

9 de agosto de 2007
Uma ação do resgate de um corpo de mulher transforma-se na maior tragédia do Corpo de Bombeiros do DF. O cabo que içava o cadáver se enroscou na hélice e o helicóptero bateu em um morro e explodiu. Três bombeiros morreram.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação