Cidades

Polícia Militar realiza Operação Força Tática para reduzir sequestros no DF

postado em 20/01/2012 10:16
A Polícia Militar do Distrito Federal (PM-DF) iniciou na noite dessa quinta-feira (19/1) uma operação para coibir as práticas de tráfico de drogas e diminuir os índices de roubos com restrição de liberdade da vítima, os chamados seqüestros relâmpagos. Segundo o Coronel da PM, Neves Ribeiro, a operação também pretende coibir o porte ilegal de armas de fogo ou armas brancas, como facas e canivetes.

A operação denominada Força Tática, será um patrulhamento preventivo da PM com o apoio do Batalhão de Operação Especiais (BOPE), em todo o DF, especialmente nas áreas de maior índice de criminalidade. As regiões priorizadas nesse primeiro dia foram às cidades de Ceilândia, Guará, Recanto das Emas, Riacho Fundo, São Sebastião, Taguatinga e Plano Piloto.

Os policiais designados para a operação são voluntários. Assim, não foi preciso interferir na grade das outras rondas. Ao todo, são 112 PMs circulando com 28 viaturas e dois helicópteros até o dia 31 de janeiro, quando será feito um balancete da operação da Polícia Militar.

A operação acontece de 15h às 23h de terça a sexta-feira e no sábado no intervalo de 10h e 18h. A PM vai utilizar todos os recursos já existentes no DF, inclusive o sistema de monitoramento por câmeras da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF) colocadas no centro da cidade.

Os seqüestros relâmpagos ocorrem com frequência no DF. Em todo o ano passado, a Secretaria de Segurança Pública contabilizou 675 roubos com restrição de liberdade, um aumento de 33,9% em relação a 2010, quando houve 504 ocorrências.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação