[VIDEO1]
O vídeo feito por um cinegrafista amador registrou o momento em que o piloto e os três passageiros do helicóptero que caiu na noite desta quinta-feira (19/1), às margens do Lago Paranoá, deixam a aeronave. As imagens comprovam que havia quatro pessoas no veículo. Três homens de terno saem pela porta esquerda com pastas e papéis nas mãos e o quarto tripulante, vestindo camiseta e identificado como o piloto, sai pela porta direita. A hélice ainda funcionava quando a imagem foi capturada.
Outra queda
O helicóptero Robinson PP-MOF modelo R44, que caiu na noite desta quinta-feira (19/1) às margens do Lago Paranoá, já se envolveu em outra acidente, em 2006, matando duas pessoas e ferindo o piloto. O motivo da queda há cinco anos foi a perda no controle de voo após decolar, fazendo a aeronave colidir em algumas árvores e, em seguida, contra o solo. O helicóptero decolou em Barueri, no interior do estado, com o piloto Norbert Engelmeier Júnior, 39 anos, e os irmãos Osvaldo Gouveia de Sousa Rocha, 24, e Luís Otávio de Sousa Rocha, 18. Os ocupantes seguiriam para Ilhabela (SP). Osvaldo e Luís Otávio foram as vítimas fatais.
As informações estão em um relatório elaborado no ano passado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Aeronáutica.
Relembre o caso
Um helicóptero caiu no Lago Paranoá quando tentava levantar voo no estacionamento do Shopping Pier 21, no Lago Sul, no início da noite desta quinta-feira (19/1). Segundo informações do Corpo de Bombeiros, durante a saída da aeronave, os motores perderam potência e o veículo caiu à beira do lago. Havia quatro pessoas no helicóptero e todos conseguiram sair sozinhos antes do resgate. Ninguém se feriu. Inicialmente os bombeiros tinham divulgado que apenas três tripulantes estavam na aeronave. O veículo foi levado ao aeroporto de Brasília, onde passará por perícia.
A aeronave não tinha permissão para pousar no estacionamento do shopping.