Cidades

Famílias removidas de áreas de risco ganham documentação de novos lotes

Helena Mader
postado em 21/01/2012 08:00
Vila Rabelo: Comitê de Combate ao Uso Irregular do Solo monitora a área para evitar construções irregulares
Famílias removidas de áreas de risco da Vila Rabelo e que foram transferidas para a Vila Buritis, em Sobradinho II, receberão hoje o documento que atesta a propriedade dos lotes. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação entregará 183 termos de concessão de uso para as pessoas que trocaram as casas irregulares na beira de barrancos por imóveis legalizados. A transferência foi realizada ao longo do ano passado, mas as famílias ainda não haviam recebido a documentação dos terrenos. Agora, com os termos de concessão em mãos, os novos moradores do Buritis poderão pedir alvará de construção e solicitar a instalação de água e luz.

Há pouco mais de um ano, a Defesa Civil classificou parte da Vila Rabelo como área de alto risco. Por conta das fortes chuvas, as casas à beira de encostas corriam o risco de sofrer deslizamentos. A vila fica em uma região montanhosa, próximo a Sobradinho II. Das famílias que viviam nas zonas de risco, sete ainda permanecem no local, aguardando o fim do processo de urbanização da Vila Buritis ; que fica a menos de 10km da Vila Rabelo. Com a entrega dos termos de concessão de uso, o governo espera convencer os moradores que ainda permaneceram no local de risco a trocar de endereço o mais rápido possível.

As famílias que ganharam termos de concessão de uso tiveram toda a documentação analisada por técnicos da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do DF (Codhab), para saber se elas se encaixavam nos critérios da política de moradia do governo. Dos 183 termos, 25 serão destinados a famílias com deficientes físicos ; como determina a legislação habitacional em vigor.

Prevenção
O governador Agnelo Queiroz (PT) explica que o foco do Executivo é na prevenção, para evitar tragédias como deslizamentos. ;Uma das minhas primeiras preocupações ao assumir o governo foi resolver a grave situação daquelas famílias que se encontravam na Vila Rabelo há muito tempo. Conseguimos realizar a transferência da maior parte de forma pacífica;, justifica Agnelo. ;Foi um trabalho preventivo para evitarmos uma tragédia, com a volta do período das chuvas nestes meses;, disse o governador.

O Comitê de Combate ao Uso Irregular do Solo continua monitorando a Vila Rabelo, para evitar que haja novas construções irregulares em áreas de risco. O GDF ofereceu ajuda financeira e mão de obra para a construção das outras casas das famílias transferidas. Algumas delas reclamam da falta de infraestrutura na Vila Buritis, mas o governo promete acelerar a urbanização definitiva da área.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação