postado em 23/01/2012 19:25
Tanto Brasília como as demais regiões administrativas do Distrito Federal e os municípios localizados na região do Entorno do DF há tempos vêm se destacando pelo interesse que despertam entre os idosos, do Brasil e do exterior, como destino turístico. Daqui por diante, a expectativa é de que esse tipo de nicho para o segmento turístico seja ampliado ainda mais, como resultado do trabalho desenvolvido pelo estande da capital federal na Feira Internacional de Turismo (Fitur), encerrada ontem (22/1) em Madri, na Espanha ; que contou com a participação do Governo do Distrito Federal (GDF).Conforme informações da Secretaria de Turismo do DF (Setur), o evento chamou a atenção de especialistas, e nichos considerados estratégicos para o DF conquistaram o interesse de vários participantes da feira. Foi o caso de Eliza Maria dos Santos, uma das organizadoras de grupos de viagens na Espanha. A técnica em Turismo saiu do estande com várias opções de roteiros em Brasília prontos para serem apresentados aos mais de 300 idosos da Obra Social de La Caixa, fundação do Banco La Caixa, em Madri. A entidade trabalha com inclusão digital de idosos aposentados.
"Nossa ideia é estimular esses grupos a conhecerem os lugares que veem na internet", explicou, ao acrescentar que são pessoas que ;já adoram viajar;. ;Queremos, daqui por diante, motivá-los a conhecer lugares localizados fora da Espanha, principalmente agora que têm tempo para isso", acentuou. De acordo com Eliza Santos a entidade onde trabalha considera Brasília um destino que tem tudo para atrair os idosos. ;Trata-se de uma das cidades mais modernas do mundo e, sem dúvida, as diferenças que possui com as cidades da Espanha são algo a mais para conquistá-los", afirmou.
Museu virtual - Além de oferecer o material sobre Brasília aos especialistas no segmento de Turismo, a equipe da Setur-DF apresentou na feira o Museu Virtual de Brasília, que permitirá a esses profissionais oferecer a cidade como destino às pessoas interessadas em excursões no Brasil.
Ao longo do evento, a Setur trabalhou no sentido de mostrar que todos os profissionais, independente do segmento ou setor turístico no qual atuem, podem ter Brasília como uma excelente opção a ser oferecida a clientes, turistas e viajantes.
Melhor idade - Pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo (MTur) durante o Salão do Turismo 2011, em São Paulo (SP), revelou que 46% dos idosos preferem viajar de avião e 35% de ônibus, enquanto 76% deles hospedam-se em hotel ou pousada durante as viagens.
A pesquisa também constatou que mais de 60% dos idosos viajam com os familiares; mais da metade viaja de uma a duas vezes por ano; 46% preferem viajar na baixa temporada e 34,5% possuem o hábito de viajar em qualquer época do ano. Dentre os incentivos desejados por essas pessoas para viagens de lazer, estão: o preço das tarifas aéreas/rodoviárias, o preço da hospedagem e os pacotes melhor organizados.
No Brasil, programas como o Viaja Mais Melhor Idade, do Ministério do Turismo (Mtur), já incentivaram milhares de idosos a viajar. Desde que foi criado, em 2007, a soma de pacotes vendidos chegou a mais de 600 mil.