Cidades

Cinco regiões do DF apresentam risco de surto de dengue, aponta estudo

postado em 25/01/2012 20:14
Cinco regiões do Distrito Federal apresentaram alto índice de infestação do mosquito Aedes Aegypti (acima de 3,9%), em um monitoramento realizado pela Diretoria de Vigilância Ambiental (Dival) da Secretaria de Saúde. Asa Sul, Guará I e II, Lago Sul e Park Way são os locais onde devem ser intensificados os trabalhos de vigilância.

De acordo com a gerente de Operações de Campo em Vigilância Ambiental, Kenia Cristina de Oliveira, esse monitoramento é realizado todos os anos, para comprovar os índices de infestação predial previamente levantado. Para isso, pequenos frascos chamados de Ovi Trampa são colocados como uma armadilha, com um ambiente propício para que a fêmea do mosquito deposite os ovos.

Durante essa semana, após a conclusão do Diagnóstico Rápido no DF para Vigilância Entomológica do Aedes Aegypti, coordenado pelos Núcleos Regionais de Vigilância Ambiental, dez localidades tiveram essa infestação predial abaixo de 1% e 22 áreas alcançaram de 1,0 a 2,4%.

Kenia explica que durante o período de chuvas é esperado um aumento dos índices e por isso também são feitas avaliações dos imóveis durante o mês de outubro, antes das chuvas, em janeiro, no meio do período chuvoso, e no fim de março, quando acaba o período crítico.

A gerente avisa que em média, 1,5 mil ovos são colocados durante a vida adulta da fêmea do mosquito, distribuídos em locais que chegam a 300 metros um do outro. Por isso, ela avisa aos moradores para ficarem atentos e lavar os recipientes que comportem água durante toda a semana. "Não é preciso esperar que o agente passe na residência para eliminar a água parada e fazer a limpeza, porque o ciclo de vida do mosquito é menor do que o espaçamento das visitas", reforça.

Nesta quarta-feira (25/1), as armadilhas foram distribuídas pelo Sudoeste, para detectar as larvas do mosquito da dengue. Também foram monitorados as regiões de Águas Claras, Arniqueira, Riacho Fundo I e II, Setor de Indústria e Abastecimento, e o Setor de Armazenagem e Abastecimento Norte.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação