Cidades

Em 2011, mais de 100 mil foram multados por estacionar em local irregular

postado em 27/01/2012 06:06
Carros em cima da calçada, parados em fila dupla ou em vaga preferencial. Os estacionamentos do Distrito Federal se tornaram palco de infrações recorrentes de trânsito. Em 2011, o Departamento de Trânsito (Detran) registrou 101.312 irregularidades, uma média de 277 multas por dia e 11 veículos flagrados a cada hora em local desautorizado. A falta de espaço, aliada ao desrespeito de alguns condutores, revela a situação caótica da capital federal, principalmente na área central de Brasília.

As campeãs de multas são as paradas diante das placas de proibido estacionar, com 24.111 infrações registradas no ano passado. Nem mesmo as vagas destinadas a portadores de necessidades especiais e a idosos são respeitadas pelos motoristas. Neste caso, houve 7.041 flagrantes realizados pelo órgão de fiscalização. Ontem, o Correio circulou nos setores Comercial Sul, de Diversões Sul e Hoteleiro Sul, além de shoppings e Esplanada dos Ministérios. Em todos os lugares, a reportagem constatou diversos tipos de abusos.

Flagrante no Setor Hoteleiro Sul: fila de carros parados diante de placas de proibido estacionar

É comum, por exemplo, encontrar veículos deixados em pista dupla ou nas vagas especiais. O bancário Luis Rabelo, 48 anos, deixou o carro rente ao meio-fio no Setor Comercial Sul, atrapalhando o fluxo. Ele admitiu o erro, mas disse ter ficado sem escolha. ;Encontrar vaga aqui é uma aventura e não tenho coragem de deixar com o guardador. Só vim almoçar aqui do lado, e o carro ficou estacionado por uns 30 minutos, só. Aqui, não tem jeito;, afirmou. ;A solução seria a construção de edifício-garagem, porque vaga subterrânea não dará certo;, avalia.

O diretor de fiscalização do Detran, Nelson Leite, informou que, enquanto não são criadas novas vagas, diversas operações são realizadas no sentido de coibir abusos. ;Muita gente liga e pede para a gente retirar o carro, mas essa situação dificilmente vai mudar se não tiver uma ação para aumentar os espaços em Brasília;, explica. Diante do caos, ele conta ainda que algumas pessoas preferem largar o carro em pontos irregulares, ao longo do meio-fio. ;Mesmo quem chega cedo e encontra vaga tem a tendência de colocar o veículo em local inadequado para ter facilidade na hora de ir embora. É um hábito comum, que prejudica muita gente.;

Projeto
Em julho do ano passado, o governador Agnelo Queiroz anunciou um projeto de revitalização do Plano Piloto, que prevê a criação de estacionamentos subterrâneos na Esplanada dos Ministérios. Agnelo manifestou a intenção de promover uma parceria público-privada (PPP) para a construção de uma ampla garagem capaz de atender a demanda da região. A iniciativa continua em estudo.

Os setores Comercial Sul, de Autarquias Sul e Bancário Sul receberiam uma alternativa parecida, como o previsto em gestão anterior. A Companhia de Desenvolvimento do DF (Codeplan) chegou a lançar editais de licitação para vagas subterrâneas nesses locais, mas as concorrências acabaram suspensas em fevereiro pelo governo Agnelo para avaliação dos critérios adotados.

[SAIBAMAIS]O pesquisador de trânsito da Universidade de Brasília (UnB) Arthur Morais acredita que a sensação de impunidade favorece a prática de infrações. ;Em 98% dos casos, os motoristas descumprem a lei sabendo que estão errados.

O que se percebe é que as pessoas estacionam em local proibido porque acham que não precisam respeitar a lei. Está faltando uma punição mais efetiva, com fiscalização na rua e multas sendo aplicadas e cobradas rapidamente;, defendeu.

101.312

Total de irregularidades relacionadas a estacionamento registradas pelo Detran em 2011

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação