Cidades

Polícia registra cinco sequestros no Distrito Federal em três dias

Luiz Calcagno
postado em 27/01/2012 06:00
A Polícia Civil registrou pelo menos sete sequestros relâmpagos em 2012, sendo cinco somente nesta semana (leia Memória). Os números confirmam o crescimento na incidência do crime que tem aterrorizado os moradores do Distrito Federal. O roubo com restrição à liberdade aumentou, em 2011, 33,9% em relação a 2010 (veja arte). Foram 675 episódios de janeiro a novembro do ano passado, contra 504 no período anterior. Na noite de quarta-feira, dois homens renderam um jovem de 19 anos na Quadra 310 do Recanto das Emas. A dupla largou o rapaz na BR-060. No outro caso, a vítima foi abordada em Vicente Pires e levada para Brazlândia ; a 38; DP, responsável pelas investigações, não deu mais informações sobre o episódio.

Aparentemente, os bandidos estavam interessados apenas nos carros das vítimas, um VW Golf no primeiro caso e uma GM S10 no segundo. A abordagem a Arlindo*, no Recanto das Emas, foi um momento de muita tensão, porque os parentes do rapaz viram a dupla levá-lo e tentaram reagir. Os sequestradores portavam um revolver calibre .38 e chegaram a apontar a arma para o pai da vítima, enquanto a mãe pedia para não sequestrarem o jovem. ;A gente falava para eles levarem o carro, mas eles não quiseram nos ouvir. Achei que fossem matar o meu menino;, contou Joana*.

Arlindo estava parado com a mãe em frente de casa, conversando com uma amiga, quando a dupla os abordou. Segundo Joana, ela chegou a pedir para o filho colocar o carro para dentro logo, mas ele desceu para falar com a vizinha. Nesse momento, os sequestradores apontaram a arma para o rapaz e mandaram que ele ficasse ;caladinho;. A mulher e a garota correram, mas a vítima já estava rendida e entrou com um dos assaltantes no banco de trás do carro, enquanto o outro sentou na frente. ;Eles me disseram para ficar tranquilo, que não iam fazer nada comigo, mas, ainda assim, enquanto fiquei no carro, tive medo de morrer;, contou o rapaz.

Rotina alterada

A polícia encontrou o Golf em Samambaia, na manhã de ontem. O veículo estava em uma ribanceira, sem as rodas, o estepe e o rádio. Os bandidos ainda tentaram atear fogo no carro, mas só conseguiram incinerar o banco do passageiro e parte de uma porta. A vítima levou o automóvel para a 27; Delegacia de Polícia (Recanto das Emas), responsável pelo caso, para que técnicos da Polícia Civil façam a perícia. Arlindo, que se recupera do susto, disse que irá mudar a rotina por conta do ocorrido. ;Não posso deixar de trabalhar ou fazer minhas coisas. Preciso seguir com a minha vida, mas, de agora em diante, serei mais cuidadoso;, garantiu.

Além do carro, os sequestradores levaram celular, carteira e documentos da vítima. De acordo com o delegado de plantão da 27; DP, Jonas Maracajá, quando os sequestradores não levam a vítima para fazer saques em caixas eletrônicos, geralmente estão interessados no veículo ;ou para desmanche, ou para realizar outro crime;. ;Eles costumam deixar a vítima em lugares distantes para dificultar o registro do roubo. Dessa forma, têm tempo de fugir. Nesse caso, não demorou tanto. O fato ocorreu às 21h40 e a queixa na delegacia, às 22h40. O roubo qualificado com restrição de liberdade tem pena máxima de 15 anos;, contou Jonas.

O secretário da Secretaria de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar, disse que o combate ao sequestro relâmpago é um dos focos da pasta. A estratégia é aumentar o efetivo de policiais militares em áreas mapeadas pela Polícia Civil e combater quadrilhas especializadas na modalidade de roubo. ;É uma das prioridades da secretaria. Também pedimos que a população colabore. Não pode ficar parado dentro do carro em frente de casa e, muito menos, em locais ermos. Geralmente, casais são abordados em situações assim, sem condição de reagir;, alertou.

*Nomes fictícios

Aumento

A quantidade de sequestros relâmpagos ocorridos no Recanto das Emas, de janeiro a novembro de 2011, quase dobrou em relação ao mesmo período de 2010. A 27; Delegacia de Polícia, responsável pela cidade, registrou 23 casos no ano passado, contra 12 nos 11 primeiros meses de 2010. A Polícia Civil não divulgou dados referentes a Vicente Pires.

Morta por engano na janela de casa

Uma briga entre dois homens provocou a morte de uma mulher de 35 anos na QS 08 do Areal, em Taguatinga Sul. Por volta das 19h40 de quarta-feira, Weslene de Oliveira foi à sacada de casa ao ouvir um rapaz chamar pelo irmão dela, Lucas de Oliveira, 25. O jovem pretendia atirar em Lucas, mas ele não estava na residência. Assim que Weslene apareceu, o homem disparou várias vezes e a atingiu no pescoço. O autor dos disparos fugiu. Agentes da 21; DP (Taguatinga Sul) prenderam duas adolescentes, de 18 e 16 anos, ontem. Elas são suspeitas de guardar a arma do atirador, que seguia foragido até o fechamento desta edição.



Memória

2012

24 de janeiro

Dois homens armados surpreenderam um homem de 43 anos na Quadra 18 do Paranoá. O sequestro relâmpago ocorreu por volta das 22h, em frente à casa da vítima. Ele ficou 30 minutos com os bandidos e foi abandonado na DF-250. A dupla estava interessada apenas no veículo.

23 de janeiro
No Gama, marido e mulher ficaram em poder de cinco sequestradores, entre eles um adolescente de 17 anos. O crime ocorreu por volta das 3h, na entrada de uma fazenda. As vítimas foram abordadas ao descerem da Ford Ranger para abrir a porteira do local. Policiais militares prenderam dois suspeitos. Em Águas Claras, três bandidos surpreenderam um homem de 30 anos que estava em um Gol branco com o filho da namorada, no estacionamento de um shopping. O crime ocorreu às 18h, enquanto as vítimas aguardavam a mulher. Os assaltantes abandonaram o homem e o menino em Valparaíso (GO).

10 de janeiro
Por volta das 18h30, uma mulher de 32 anos sofreu um sequestro relâmpago no Sudoeste Econômico. Um homem armado a abordou na QRSW 4. Dois bandidos e a vítima circularam pelo DF durante uma hora, até ela ser deixada em Brazlândia. Os acusados foram presos na semana passada.

4 de janeiro
Uma estudante de direito foi vítima de sequestro relâmpago por volta das 21h30. Dois homens armados com pistolas renderam uma mulher, de 41 anos, na 3; Avenida do Núcleo Bandeirante. Ela seguiu no banco traseiro do veículo e só foi libertada em um matagal da Quadra 29 do ParkWay.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação